Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/10/2017 as 2:00pm

Ex-soldado americano capturado no Afeganistão se declara culpado de deserção

Bowe Bergdahl pode ser condenado à prisão perpétua. Ele foi prisioneiro dos talibãs no Afeganistão durante 5 anos, até uma troca por cinco detentos de Guantánamo.

Ex-soldado americano capturado no Afeganistão se declara culpado de deserção Bowe Bergdahl em foto de antes de sua captura pelos talibãs no Afeganistão. (Foto AFP Photo - Handout - US Army)

O ex-soldado americano Bowe Bergdahl, que foi prisioneiro dos talibãs no Afeganistão durante cinco anos, até uma troca por cinco detentos de Guantánamo, declarou nesta segunda-feira (16) ser culpado de deserção e má conduta ante uma corte marcial dos Estados Unidos.

"Deixei meu posto de observação por conta própria", declarou Bowe Bergdahl, citado pela rede CNN. "Entendo que agi contra a lei", acrescentou o ex-militar que é julgado na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte.

O ex-soldado corre o risco de ser condenado a cinco anos de prisão por "deserção" e à prisão perpétua por "má conduta frente o inimigo, colocando em perigo a cadeia de comando, um batalhão ou um lugar".

Único soldado capturado pelos rebeldes durante a guerra no Afeganistão, Bergdahl foi detido por integrantes da rede Haqqani, vinculada aos talibãs, depois de ter sido reportado como desaparecido de seu posto na região leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, em junho de 2009.

Alguns soldados que estavam com ele afirmaram que Bergdahl abandonou seu posto voluntariamente e colocou em perigo os soldados que saíram em sua busca.

Fonte: Por France Presse

Top News