Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/11/2017 as 12:00pm

Trump escolhe Jerome Powell como novo presidente do Fed

Jerome Powell, 64 anos, que atualmente é um dos diretores do Fed, deve dar continuidade ao aumento lento e gradual das taxas de juros americanas.

Opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou nesta quinta-feira (2) Jerome Powell como novo presidente do Fed (Federal Reserve), o banco central americano. Powell, 64, que atualmente é um dos diretores do Fed, deve dar continuidade ao aumento lento e gradual das taxas de juros americanas -atualmente na faixa de 1% a 1,25%.

A escolha deve impactar a economia brasileira, e positivamente, segundo analistas. Nos últimos dias, houve instabilidade na Bolsa e na cotação do dólar, na expectativa pelo anúncio.

"Estamos muito voláteis, para cima e para baixo. O anúncio de Powell dá uma acalmada nos mercados", diz Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos.

A nomeação indica que "não há uma guinada no cenário" norte-americano, segundo Latif, o que deve diminuir a pressão cambial no Brasil.

Ao mesmo tempo, Powell demonstra simpatia à diminuição de algumas regras impostas aos bancos após a crise de 2008 -o que vai ao encontro da pauta anti-regulamentação do governo Trump. "Mais regulamentação não é a melhor resposta para qualquer problema", disse Powell, em outubro.

Quase duas mil empresas abandonam a Catalunha em meio à crise

CURRÍCULO

O novo nomeado para o Fed não é economista, mas advogado, e tem ligações profundas com o Partido Republicano.Já foi sócio do Carlyle Group, uma sociedade de investimentos, e trabalhou como banqueiro de investimentos em Nova York.

Na administração pública, já foi subsecretário do Tesouro na gestão de George H. W. Bush, na década de 1990. Apesar do bom desempenho da economia americana sob a atual presidente do Fed, Janet Yellen, a escolha de Trump também é um aceno para os republicanos, que pedem menos regulação nos mercados, algo a que Powell se mostra disposto a fazer.

O mandato de Yellen se encerra em fevereiro de 2018. É a primeira vez, desde 1979, que um presidente do Fed não é reconduzido ao cargo -embora Trump tenha afirmado que considera a atual presidente, a primeira mulher à frente do banco central americano, "excelente".

Apesar das diferenças, Powell deve dar continuidade à política monetária de sua antecessora. Como diretor do Fed, ele demonstrou apoio à decisão de elevar gradualmente as taxas de juros americanas. A indicação de Powell ainda precisa ser confirmada pelo Senado.

Fonte: noticiasaominuto.com.br / Folhapress

Top News