Publicado em 9/11/2017 as 5:00pm

Primeira deputada trans é eleita no estado da Virgínia

Danica Roem desbancou o republicano Bob Marshall, autor de projeto que restringe uso de banheiro por pessoas trans.

Danica Roem se tornou, nas eleições desta terça-feira (7), a primeira pessoa transgênero eleita o legislativo do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A democrata de 33 anos conquistou notoriedade ao defender transparência em obras públicas e desbanca Bob Marshall, de 73 anos. O republicano representava o 13º Distrito da Virgínia há 26 anos.

A vitória da jornalista representa não apenas um ataque direto ao presidente Donald Trump, mas também à política em prol das pessoas trans. O êxito de Roem começou ainda durante a campanha, quando Marshall - que é autor do projeto de lei que restringe o uso de banheiros por transgêneros, se recusou a tratá-la como mulher. A polêmica foi nacional.

O republicano também se recusou a participar de debates com Roem. No condado de Prince William, cidade próxima a Washington, Marshall declarou: "Você pode se envolver nesse comportamento (da rival), o que claramente vai contra as leis da natureza e o deus da natureza, e permitir que ele ocupe cargos públicos para tomar decisões em nome do bem comum. É isso o que está em jogo", conforme publicou correspondente do jornal O Globo. A candidata teve estratégia oposta: não criou polêmicas e ficou focada em tratar sobre infra-estrutura, criação de empregos, aumento de salários para professores.

Fonte: noticiasaominuto.com.br