Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/11/2017 as 6:00pm

Transplante de corais pode ajudar a salvar a Grande Barreira na Austrália

Projeto colheu ovos de corais no ano passado para criar larvas. Elas foram inseridas em outras áreas do recife com sucesso.

Transplante de corais pode ajudar a salvar a Grande Barreira na Austrália (Foto: The Ocean Agency/XL Catlin Seaview Survey via AP)

Larvas de corais originadas em uma parte da Grande Barreira de Corais foram transplantadas com sucesso em outra parte da mesma, explicaram neste domingo (26) cientistas australianos, anunciando um projeto que esperam poder ser usado para restaurar ecossistemas danificados em todo o mundo.

Em um teste realizado na ilha de Heron, na costa leste da Austrália, os pesquisadores coletaram grandes quantidades de ovos de corais no final do ano passado, a partir dos quais criaram larvas que posteriormente foram transplantadas para outras áreas do recife.

Quando retornaram oito meses depois, encontraram corais jovens que haviam sobrevivido e crescido, protegidos em tanques de malha subaquática.

"O sucesso desta nova pesquisa não se aplica apenas à Grande Barreira de Corais, mas também tem potencialo global", declarou Peter Harrison, da Universidade de Southern Cross.

"Mostram que podemos começar a restaurar e reparar populações de corais danificadas em áreas onde a produção natural de larvas está em perigo", acrescentou.

O pesquisador se mostrou otimista sobre as possibilidades de que este novo método, previamente testado com sucesso nas Filipinas em áreas de recifes degradadas pela pesca com dinamite, ajudaria a recuperar recifes de corais em grande escala.

A Grande Barreira de Corais, a maior estrutura viva da Terra, sofre um segundo ano consecutivo de clareamento sem precedentes devido ao aumento da temperatura do mar como resultado das mudanças climáticas.

O diretor da Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais, a agência do governo australiano que gerencia a área, disse que esse tipo de esforço é necessário para mitigar o impacto do aquecimento global.

"O sucesso desses testes é encorajador, o próximo desafio é transformar em uma tecnologia em maior escala que faça a diferença no recife em seu conjunto", afirmou David Wachenfeld.

Fonte: Por France Presse

Top News