Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/12/2017 as 5:00pm

Incêndios florestais ainda sem controle ameaçam milhares de casas na Califórnia

Fortes ventos espalham as chamas em diferentes partes do estado. Não há registro oficial de mortes.

Incêndios florestais ainda sem controle ameaçam milhares de casas na Califórnia Chamas se aproximam de rancho em San Bernardino, no vale de San Fernando, ao norte de Los Angeles, na Califórnia (Foto Jonathan Alcorn - Reuters)

Um incêndio florestal descontrolado, alimentado por ventos quentes e secos da região de Santa Ana, já ameaça mais de 12 mil casasdentro e ao redor de Ventura, na Califórnia, nesta quarta-feira (6), obrigando milhares de pessoas a saírem de suas moradias em busca de segurança.

O fogo, conhecido como Incêndio Thomas, teve início nas colinas acima e no interior da cidade de Ventura, localizada cerca de 80 km ao noroeste de Los Angeles, disseram autoridades dos bombeiros no final de terça-feira, um dia após o início do incêndio.

Estima-se que, em todo o estado, mais de 27 mil pessoas tenham sido forçadas a sair de casa devido ao fogo.

"Ainda estamos no meio de uma luta agressiva e ativa com o fogo no local", disse Robert Welsbie, porta-voz do corpo de bombeiros. "Se o vento aumentar, teremos um desafio e tanto".

O incêndio, que sequer começou a ser contido, está sendo atiçado por ventos imprevisíveis de Santa Ana, que sopram do deserto da Califórnia. Há previsões de rajadas de até 115 km por hora, que devem continuar intensas ao longo da semana, nesta quarta-feira.

Não surgiram relatos imediatos de mortes, disse Welsbie.

"O público fez um trabalho incrível atendendo nossas ordens de retirada, saindo das zonas de perigo."

Cerca de mil bombeiros estão lutando para salvar as moradias das chamas. Um dele sofreu um ferimento leve, foi tratado e liberado, segundo Welsbie.

Estado de emergência

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou um estado de emergência, liberando fundos estaduais e recursos para assistência.

Mais de 250 mil domicílios estão sem energia, informaram prestadoras de serviço. Todas as escolas do distrito escolar unificado de Ventura cancelaram as aulas nesta quarta-feira.

O Incêndio Thomas é o maior de vários que irromperam no sul do Estado devido aos ventos de Santa Ana.

No Vale de San Fernando, ao norte de Los Angeles, o chamado Incêndio Creek forçou a retirada de 2.500 casas.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, também declarou um estado de emergência na cidade.

Fonte: Por Reuters

Top News