Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/12/2017 as 2:30pm

Bombeiros esperam debelar incêndio florestal na Califórnia apesar de ventos contínuos

Mesmo com a perspectiva otimista, fortes rajadas de vento e a umidade extremamente baixa ainda podem dificultar o trabalho de combate ao fogo.

Bombeiros esperam debelar incêndio florestal na Califórnia apesar de ventos contínuos Incêndio florestal castiga região de Santa Barbara, a 160 km de Los Angeles, na Califórnia (Foto Mike Eliason-Santa Barbara County Fire Department via AP)

Bombeiros afirmaram nesta terça-feira (12) que esperam obter mais controle sobre o quinto maior incêndio florestal da história da Califórnia, apesar da previsão de rajadas de vento contínuas e um clima extremamente seco no Estado norte-americano.

O fogo, que é conhecido como Incêndio Thomas, já consumiu cerca de 614 mil hectares nos condados de Santa Barbara e Ventura, aumentou, mas em ritmo menor, informou o Departamento de Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire, na sigla em inglês).

No entanto, rajadas fortes de até 65 quilômetros por hora e a umidade extremamente baixa esperados até quinta-feira (14) continuarão a representar a um desafio para os esforços dos bombeiros, disse o Serviço Nacional do Clima.

"Esta combinação de ventos e umidade relativa muito baixa leva a condições de incêndio críticas e pode permitir o potencial de um crescimento e comportamento significativo do incêndio", disse Rich Thompson, meteorologista de incidentes do Serviço Nacional do Clima, em uma reunião comunitária na noite de segunda-feira (11).

Cerca de 7.000 bombeiros estão combatendo as chamas, que já destruíram cerca de 800 estruturas, incluindo mais de 680 casas, segundo o Cal Fire.

Uma vegetação seca que não queimou durante 50 anos está dando combustível ao incêndio nas montanhas ao sudeste de Santa Barbara e ao noroeste de Ventura, disse o porta-voz Ian McDonald.

"Como as encostas são muito íngremes e o terreno é muito pedregoso, é bastante perigoso", explicou. "Não colocaremos bombeiros em perigo na metade de uma encosta pedregosa e íngreme. Vamos esperar o incêndio chegar até nós e extingui-lo onde for seguro".

As escolas públicas de Santa Barbara e algumas redes de escolas próximas cancelaram as aulas nesta semana e não as retomarão antes da pausa anual de inverno ter terminado, em janeiro, disse a prefeita de Santa Barbara, Helene Schneider.

Alguns dos outros incêndios surgidos na última semana em condados de San Diego e Los Angeles foram em grande parte controlados pelos milhares de bombeiros nestes locais.

Os Incêndios Creek e Rye, no condado de Los Angeles, estão ao menos 90 por cento contidos, disseram autoridades, e o Incêndio Skirball, na vizinhança elegante de Bel Air, em Los Angeles, está 85% controlado.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News