Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/01/2018 as 11:00am

Frio extremo provoca mortes e fecha parques temáticos nos EUA

Tempestade de inverno vai atingir toda a costa leste, da Flórida à Nova Inglaterra.

Frio extremo provoca mortes e fecha parques temáticos nos EUA Blocos de gelo flutuam no rio Hudson, em Washington - Julio Cortez - AP

A onda de frio extremo que atinge os EUA desde o Natal já foi responsável por ao menos nove mortes no país. Em diversas cidades, as temperaturas batem recordes negativos históricos, e especialistas destacam a longa duração deste evento, que oferece risco sobretudo aos moradores de rua. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alerta para uma “poderosa tempestade de inverno”, que deve atingir toda a costa leste do país nos próximos dias, desde a Nova Inglaterra até a Flórida. Por isso, alguns parques temáticos da região foram fechados.

Em St. Louis, no Missouri, o corpo de um morador de rua foi encontrado dentro de uma lixeira na segunda-feira. De acordo com a polícia, provavelmente ele congelou até a morte com a queda da temperatura para -21 graus Celsius. Nessas condições, uma pessoa começa a sofrer de hipotermia em menos de dez minutos caso não esteja protegido.

No condado de Fond du Lac, em Wisconsin, a polícia encontrou na segunda-feira o corpo de uma mulher de 27 anos nas margens do Lago Winnebago, também com sinais de hipotermia. Em Milwaukee, os corpos de dois homens foram encontrados no domingo. A polícia acredita que o tempo frio tenha sido um dos fatores que levaram a morte um homem em Bismarck, em Dakota do Norte, que foi encontrado perto de um rio.

Em Atlanta, na Geórgia, as temperaturas caíram para -11 graus Celsius nesta terça-feira, fazendo com que as emergências dos hospitais ficassem lotados com pacientes com hipotermia e outros problemas de saúde provocados pelo frio.

— Nós temos grupos de pacientes que estão entrando no hospital para fugir do frio nas ruas. São dezenas e dezenas diariamente — disse à Associated Press o médico Brooks Moore, diretor da emergência do Grady Health System, que gerencia o maior hospital da cidade.

TRANSTORNOS NO SUL DOS EUA

U sistema de baixa pressão está se intensificando na costa leste, o que facilita a entrada do frio vindo do norte e fortalece os ventos. Por isso, foi emitido um alerta para fortes nevascas nos estados litorâneos a partir da quarta-feira, desde a região da Nova Inglaterra, ao norte, avançando até o norte da Flórida. O fenômeno é conhecido como "bombogenesis", literalmente, trata-se de uma bomba meteorológica. O termo é usado por meteorologistas para descrever a queda da pressão atmosférica em pelo menos 24 milibars em menos de 24 horas.

"Quando uma queda de pressão como essa ocorre, ela sinaliza o desenvolvimento de um sistema de tempestade potente", explica o Weather Channel.

Em Orlando, na Flórida, três parques temáticos foram fechados na terça-feira enquanto a região se prepara para a chegada de uma forte tempestade de inverno. A Disney anunciou o fechamento do parque Typhoon Lagoon e o Sea World fechou o Aquatica, informa a “Fortune”. A Universal fechou o Volcano Bay até sexta-feira. O Magic Kongdom, o Epcot Center e o Hollywood Studios continuam funcionando normalmente.

PUBLICIDADE

Em Savannah, na Geórgia, a temperatura média para janeiro é de 16 graus Celsius, mas na terça-feira os termômetros marcavam -1 grau Celsius, frio suficiente para que chafarizes na cidade congelassem. A previsão é que nesta quarta-feira a cidade seja coberta por cinco centímetros de neve, na primeira neve mensurável desde fevereiro de 2010.

— Eu nunca vi cachos de gelo em Savannah — comentou Sean Dempsey, gerente de um restaurante local. — Estou certo que no Ano Novo passado muitas pessoas estavam no parque brincando, jogando frisbee e coisas desse tipo.

Em Indianápolis, no estado de Indiana, os -24 graus Celsius registrados no dia 2 de janeiro quebraram o recorde de menor temperatura de 1887, fazendo com que as aulas nas escolas públicas fossem suspensas. Em Lafayette, uma novo recorde de -28 graus Celsius também foi estabelecido, quebrando os -21 graus Celsius de 1979. Mas o recorde para o estado permanece.

— As temperaturas estão certamente extremas, mas já tivemos mais baixas — disse o meteorologista Joseph Nield, completando que a temperatura mais baixa em Indiana foi registrada em 1994, com -38 graus Celsius.

O site Wheather Channel chama a atenção para a longa duração da atual onda de frio. Em Nova York, por exemplo, as temperaturas estão abaixo de zero desde o Natal, e as previsões indicam que a situação não irá melhorar até a próxima segunda-feira. Caso isso aconteça, serão 13 dias seguidos de temperaturas congelantes.

E a tendência é que novos recordes sejam batidos nos próximos dias. Para a região Nordeste, está previsto até o fim de semana uma tempestade de inverno provocada por uma área de baixa pressão na costa leste. O percurso exato desta tempestade é incerto, mas é certo que uma nova frente fria vinda do Ártico irá atingir a região após a passagem desse sistema.

“Esta próxima rodada de frio deve trazer temperaturas ainda mais baixas para muitas localidades no Nordeste”, informou o site Wheater Channel. “A menor temperatura registrada em Boston nesta temporada foi de -18 graus Celsius no dia 1º de janeiro, e as temperaturas devem ser ainda mais baixas neste fim de semana”.

‘CALOR’ NO ALASCA

Por mais estranho que pareça, em Anchorage, no Alasca as temperaturas estão batendo recorde positivo para esta época do ano. Na terça-feira, os termômetros marcaram 7 graus Celsius, igualando o recorde histórico de 1981 e 2011. Para aproveitar o “calor” incomum, muitas pessoas foram às ruas de camiseta e bermuda.

— Eu sou de Montana e está mais frio lá do que aqui no Alasca — comentou Patricia Bierer, em entrevista à Associated Press.

Fonte: https://oglobo.globo.com

Top News