Publicado em 15/02/2018 as 11:00am

'Chuva de elétrons' que dá origem à aurora é observada pela 1ª vez

Descoberta está relacionada a um evento multicolorido e brilhante na magnetosfera.

Pesquisadores observaram pela primeira vez o fenômeno que dá origem à aurora pulsante - acontecimento de visual marcante que ocorre na magnetosfera, região atmosférica em que a movimentação de elétrons é comandada pelo campo magnético da Terra.

O estudo inédito, comandado pelo pesquisador da Universidade de Tóquio Satoshi Kasahara, foi publicado nesta quarta-feira (14) na revista científica “Nature”.

De acordo com o G1, cientistas acreditam que o fenômeno surge por meio do encontro de massas subatômicas com ondas eletromagnéticas, chamadas de coros. A pesquisa apontou que a aurora pulsante tem sua origem em uma chuva de elétrons envolvida em ondas de plasma.

"Nós, pela primeira vez, observamos diretamente a dispersão de elétrons por ondas de coro na atmosfera da Terra", diz Kasahara, em nota. "O fluxo de elétrons foi suficientemente intenso para gerar aurora pulsante", completa.

Os resultados foram obtidos a partir de imagens sofisticadas do satélite japonês ERG (sigla em inglês para Exploration of energization and Radiation in Geospace), que mede a radiação espacial.

Fonte: noticiasaominuto.com.br

Top News