Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/02/2018 as 4:00pm

Segundo juiz ordena que Washington mantenha programa que protege imigrantes

Outro magistrado americano também tinha decidido por bloquear o fim do programa que impede a deportação de jovens imigrantes. Donald Trump culpa "Dreamers" por violência nos Estados Unidos.

Segundo juiz ordena que Washington mantenha programa que protege imigrantes O presidente dos EUA, Donald Trump, quer o fim do programa que beneficia jovens imigrantes (Foto Nicholas Kamm-AFP)

O juiz Nicholas Garaufis, da corte do Brooklyn, bloqueou nesta terça-feira (13) a decisão do governo dos Estados Unidos de pôr fim ao programa Daca, que protege da deportação cerca de 700 mil jovens imigrantes. O bloqueio temporário do fim do Daca já tinha sido pedido por um magistrado de San Francisco, em janeiro deste ano. As informações são da AFP.

Garaufis decidiu a favor de um processo apresentado por 17 procuradores gerais e um grupo de jovens imigrantes conhecidos como "Dreamers" (Sonhadores, em tradução livre). Garaufis ordenou ainda a manutenção do programa nos mesmos termos e condições.

Com a decisão dos dois juízes, a data de expiração do programa, em 5 de março, não é definitiva.

Aprovado pelo ex-presidente Barack Obama em 2012, o decreto protegia da deportação milhares de pessoas que chegaram aos Estados Unidos em situação clandestina ainda crianças.

Em setembro de 2017, Trump anunciou sua decisão de acabar com o programa. Antes de torná-la efetiva, deu um prazo de seis meses – até março – para que o Congresso encontrasse uma solução.

Trump culpa os beneficiários da loteria de "green cards" e a reunificação familiar pelos ataques terroristas internos e por crimes violentos.

"Precisamos de um sistema migratório do século 21, com base no mérito", disse Trump, no Twitter, no início de fevereiro deste ano.

Fonte: Por G1

Top News