Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/02/2018 as 1:00pm

Líder norte-coreano usou passaporte brasileiro para solicitar vistos ocidentais

Kim Jong Un e seu pai Kim Jong Il (falecido) aplicaram para viajar para países ocidentais se apresentando como naturais de São Paulo.

Líder norte-coreano usou passaporte brasileiro para solicitar vistos ocidentais Análises confirmaram que a foto é de Kim Jong Un.

O líder norte-coreano Kim Jong Un e seu falecido pai, Kim Jong Il, usaram fraudulentamente passaportes brasileiros para solicitar vistos para visitar países ocidentais na década de 1990, de acordo com, fontes de segurança da Europa Ocidental.

Embora a família governante da Coréia do Norte tenha conhecimento do uso dos documentos de viagem obtidos sob falsos pretextos, existem poucos comentários sobre o assunto. As fotocópias dos passaportes brasileiros vistos pela Reuters não foram publicadas anteriormente.

“Eles usaram esses passaportes brasileiros, que mostram claramente as fotografias de Kim Jong Un e Kim Jong Il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras", afirmou uma fonte sob condição de anonimato.

"Isso mostra o desejo de viajar e aponta para as tentativas da família dominante de construir uma possível rota de fuga", continuou.

A embaixada da Coréia do Norte no Brasil se recusou a comentar o assunto. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que está investigando.

Uma fonte brasileira, que falou sob condição de anonimato, disse que os dois passaportes em questão eram documentos legítimos.

Quatro outras fontes da segurança da Europa Ocidental confirmaram que os dois passaportes brasileiros com fotos dos Kims em nome de Josef Pwag e Ijong Tchoi foram utilizados para solicitar vistos em pelo menos dois países ocidentais. Não ficou claro se foram emitidos os vistos.

O passaporte também pode ter sido usado para viajar para o Brasil, Japão e Hong Kong, disseram as fontes.

O jornal japonês Yomiuri Shimbun informou em 2011 que Jong Un visitou Tóquio como uma criança usando um passaporte brasileiro em 1991 - antes da data de emissão grafada nos dois passaportes brasileiros recém-divulgados.

Ambos os passaportes emitidos há 10 anos trazem um selo dizendo "Embaixada do Brasil em Praga" com uma data de emissão de 26 de fevereiro de 1996. As fontes disseram que a tecnologia de reconhecimento facial confirmou que as fotografias eram as de Kim Jong Un e seu pai.

O passaporte com a foto de Jong Un foi emitido em nome de Josef Pwag com data de nascimento de 1 de fevereiro de 1983.

Pouco se sabe sobre Jong Um, nem mesmo a sua data de nascimento. Ele teria entre 12 a 14 anos quando o passaporte brasileiro fosse emitido.

Jong Un é conhecido por ter sido educado em uma escola internacional em Berna, Suíça, onde fingiu ser filho de um motorista da embaixada.

O passaporte de Jong Il foi emitido em nome de Ijong Tchoi com data de nascimento de 4 de abril de 1940. Ele morreu em 2011 e sua verdadeira data de nascimento foi em 1941.

Ambos os passaportes listam os locais de nascimento dos titulares como São Paulo, Brasil.

A primeira fonte de segurança se recusou a descrever como as cópias do passaporte foram obtidas, citando regras de sigilo.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News