Publicado em 16/03/2018 as 2:00pm

PRECISA PROVAR STATUS LEGAL

DVM anuncia que não emitirá mais carteira de motorista apenas com Social Security em MA.

PRECISA PROVAR STATUS LEGAL Documento não poderá mais ser emitido apenas com Social Security

O Departamento de Trânsito de Massachusetts anunciou que a partir do dia 26 de março a carteira de motorista somente será emitida ou renovada mediante comprovante de cidadania ou prova de residência permanente, como o Green Card.

Antes da mudança, era possível obter o documento apenas com o Social Security (SS).

A medida se estende a IDs e carteira de aprendiz de motorista e segue critérios estabelecidos pela legislação federal que criou o REAL ID. Por isso, a partir do dia 26 próximo as pessoas poderão escolher entre a carteira emitida atualmente, que não será mais aceita como documento federal, e o REAL ID, que passará a ser o documento federal.

Na prática isso significa que quem preferir ficar com sua carteira de motorista não poderá utilizá-la para viajar dentro dos Estados Unidos, por exemplo, ou entrar em prédio federal. Segundo informações obtidas pelo Grupo Mulher Brasileira, o Departamento de Trânsito pretende garantir que quem tem carteira agora, continue a tê-la, portanto talvez aceite permissão de trabalho, mas de qualquer forma a carteira vai vencer quando o visto da pessoa vencer e não no prazo normal de uma carteira de motorista. Apenas o SS não será aceito.

Mais informação pode ser obtida neste link: goo.gl/ZHC5Uh. Para saber se o REAL ID é para você, acesse este link: goo.gl/FyuDdM.

O Grupo Mulher Brasileira lamenta que o estado de Massachusetts tenha tonada a decisão de adotar o REAL ID. Isso é mais um instrumento de opressão que vai colocar em risco a segurança das nossas comunidades. Aconselhamos quem tem carteira próxima da data do vencimento ou vencida que a renove imediatamente antes das medidas entrarem em vigor no dia 26.

Fonte: Redação - Brazilian Times