Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/03/2018 as 4:00pm

Adolescente palestina que agrediu soldados israelenses é condenada a 8 meses de prisão

Ahed Tamimi, de 17 anos, é considerada pelos palestinos como um ícone da luta contra a ocupação israelense.

Adolescente palestina que agrediu soldados israelenses é condenada a 8 meses de prisão Adolescente palestina Ahed Tamimi em julgamento militar nesta segunda-feira (1º) em Betunia, na Cisjordânia (Foto Ahmad Gharabli- AFP)

A adolescente palestina que agrediu soldados israelenses na Cisjordânia ocupada em dezembro de 2017 foi condenada nesta quarta-feira (21) a 8 meses de prisão por um tribunal israelense após chegar a um acordo de "declaração de culpa".

Ahed Tamimi, de 17 anos, considerada pelos palestinos como um ícone da luta contra a ocupação israelense, será posta em liberdade no próximo verão, pois a pena inclui os meses que passou em prisão preventiva.

Tamimi, juntamente com sua mãe, Narimane, e sua prima, Nour, protagonizaram um vídeo gravado em 15 de dezembro que viralizou nas redes sociais. Nele, Ahed e Nour Tamimi aparecem empurrando dois soldados e depois dando-lhes golpes com os pés e as mãos em frente à sua casa, em Nabi Saleh, Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel.

'Joana D'arc palestina'

O soldados haviam sido mobilizados para o vilarejo durante um protesto palestino semanal contra políticas de Israel sobre assentamentos na Cisjordânia, uma das questões mais polêmicas nos esforços para retomar conversa de paz entre palestinos e israelenses, interrompidas desde 2014.

A organização Anistia Internacional observou que o choque aconteceu no mesmo dia em que a prima de 15 anos de Ahed foi atingida na cabeça por uma bala de borracha disparada por um soldado israelense.

O caso fez de Ahed Tamimi um potencial símbolo para palestinos, e um colunista do jornal israelense "Haaretz" disse que Israel arrisca transformá-la em uma "Joana D'arc palestina".

Fonte: g1.globo.com

Top News