Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/04/2018 as 12:00pm

Assembleia em Cuba indica Miguel Díaz-Canel para suceder Raúl Castro

Os nomes ainda precisarão ser confirmados no principal órgão Legislativo nesta quinta-feira (19), mas há pouco espaço para surpresas.

Assembleia em Cuba indica Miguel Díaz-Canel para suceder Raúl Castro (Foto: Reuters)

Míguel Díaz-Canel, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado, foi oficialmente indicado pela Assembleia Nacional nesta quarta-feira (18) como o sucessor de Raúl Castro no governo cubano. Em sessão que começou às 9h (10h de Brasília), a Comissão de Candidaturas Nacional apresentou sua proposta para a composição do novo conselho, com Díaz-Canel na sua presidência - cargo que representa o chefe de Estado e de governo de Cuba.

Os nomes ainda precisarão ser confirmados no principal órgão Legislativo nesta quinta-feira (19), mas há pouco espaço para surpresas. Díaz-Canel foi aplaudido de pé pelos pelos colegas e recebeu um aperto de mão e um abraço de Raúl.Após quase 60 anos dos Castro no poder, Raúl deixará o governo nesta quinta, mas seguirá à frente do Partido Comunista Cubano (até 2021) e das Forças Armadas -postos que de fato ditam a política na ilha.

A expectativa, portanto, é que Díaz-Canel siga sob o comando do general.O mandato do Conselho de Estado - que é formado pelo presidente, primeiro vice-presidente, outros cinco vice-presidentes, um secretário e mais 23 membros (na última legislatura havia 25) - é de cinco anos.Ao chegar à sessão, Raúl foi aplaudido por quase um minuto pelos outros membros da Assembleia.

Ao seu lado, já estava sentado Díaz-Canel.A cerimônia, realizada no Palácio das Convenções -já que o prédio da Assembleia Nacional não comporta, em seu plenário, mais de 500 deputados- foi transmitida pela TV cubana, mas havia pouca comoção nas ruas com a transição. Às vésperas da troca no Conselho, nem mesmo os meios de comunicação cubanos, todos estatais, mencionavam diretamente a saída de Raúl.

Apenas noticiavam, de forma muito breve, que a Assembleia Nacional se reuniria para votar o novo Conselho de Estado. A visão de que a saída de Raúl não trará mudanças é partilhada pela grande maioria da população cubana, tanto por críticos do regime quanto por pessoas próximas a ele. A própria Assembleia Nacional tentava promover na terça (17), nas redes sociais, a hashtag #SomosContinuidad (somos continuidade).

ELEIÇÕES

Os nomes do Conselho de Estado foram anunciados após a posse dos membros da Assembleia Nacional confirmados nas eleições de março. Um por um, foram lidos todos os 605 nomes dos integrantes da Assembleia, a começar por Raúl Castro, seguido de Díaz-Canel. Depois, foram propostos os nomes para ocupar os postos de presidente, vice-presidente e secretário da Assembleia – movimento seguido de uma votação secreta para confirmar a proposta.

Desta vez, todos os deputados seguiram a um local de votação reservado para preencher uma cédula e depositá-la na urna. Só esse processo durou mais de uma hora. As eleições em Cuba -de sistema unipartidário- começaram em 2017, com a escolha dos membros das assembleias municipais, em eleição direta e secreta. Depois, a Comissão de Candidaturas indicou a essas assembleias uma lista pronta com nomes dos candidatos às assembleias provinciais e à Assembleia Nacional.

Em março, os cubanos foram às urnas apenas para confirmar essa lista para as assembleias provinciais e a Assembleia Nacional. Nesta última, eram 605 candidatos para as 605 vagas. Durante toda a manhã, os representantes dos órgãos envolvidos nas eleições e a TV cubana destacavam a alta participação do povo no processo e seu "caráter democrático".

Em sua fala, a presidente da Comissão de Candidaturas Nacional, Gisela Duarte Vázquez, ressaltou a "consciência política que predomina no nosso povo" e a "expressão de patriotismo" visto nas eleições de março.Na TV cubana, o especialista Fabio Fernández, um dos entrevistados no intervalo da sessão, por sua vez, frisou que "Cuba tem apostado num modelo diferente, onde a pluralidade da sociedade, a variedade de ideias não se representa mediante a afiliação a diferentes partidos políticos".

Fonte: noticiasaominuto.com.br (Com informações da Folhapress)

Top News