Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/04/2018 as 10:00am

Rússia diz que agente usado contra ex-espião é feito nos EUA

Segundo Moscou, a substância foi patenteada em 2015.

Rússia diz que agente usado contra ex-espião é feito nos EUA REUTERS - Michael Kooren (Foto de arquivo)

De acordo com o veículo russo, o representante permanente de Moscou na Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), Alexander Shulgin, apresentou provas de que a substância do tipo "novichok" é produzida e patenteada como arma química nos EUA desde 2015.

"Em 1º de dezembro de 2015, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos se dirigiu à homóloga agência russa para verificar o patenteamento da invenção feita pelo investigador norte-americano T. Rubin", disse Shulgin.

Além disso, o representante russo apontou que, "ao pesquisar a palavra-chave "novichok" no site de patentes do Google, é possível encontrar mais de 140 emitidas pelos Estados Unidos, relacionadas ao uso e proteção contra a exposição ao agente".

No dia 4 de março, Skripal e sua filha Yulia foram encontrados desacordados perto de um shopping em Salisbury, no Reino Unido. Segundo a polícia local, eles sofreram um ataque com um agente nocivo.

O caso gerou uma crise entre Reino Unido e Rússia, que levou à expulsão de diplomatas russos de cerca de 30 nações, incluindo dos Estados Unidos. Contudo, a origem da substância usada contra o ex-espião ainda é desconhecida.

Fonte: noticiasaominuto.com.br (Com informações da Ansa)

Top News