Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/05/2018 as 4:00pm

Astrônomos detectam os traços de oxigênio mais distantes do Universo

O Universo tem uma idade estimada em 14 bilhões de anos.

Astrônomos detectam os traços de oxigênio mais distantes do Universo DR

Astrônomos detectaram os traços de oxigênio mais distantes do Universo, numa galáxia a 13,28 mil milhões de anos-luz de distância da Terra e quando o Universo ainda 'dava os primeiros passos', foi divulgado nesta quarta-feira (16).

As observações foram feitas com o ALMA (na imagem), um radiotelescópio operado no Chile pelo Observatório Europeu do Sul.

A descoberta da assinatura de oxigênio, elemento essencial para a vida tal como se conhece, na jovem galáxia MACS1149-JD1 sugere, segundo os cientistas, que os ambientes ricos em componentes químicos evoluíram rapidamente.

O Universo tem uma idade estimada em 14 bilhões de anos.

A galáxia foi observada com o ALMA quando o Universo tinha 500 milhões de anos, o que significa, de acordo com uma nota do Observatório Nacional de Radioastronomia dos Estados Unidos, que a MACS1149-JD1 começou a formar estrelas ainda mais cedo, 250 milhões de anos depois do 'Big Bang', um 'fogo-de-artifício' de partículas que marca o início do Universo.

Uma equipe de astrônomos de instituições dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão reconstruiu a história da formação de estrelas na galáxia utilizando dados obtidos na luz infravermelha (invisível) com os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, ambos operados pela agência espacial norte-americana NASA.

Os resultados do trabalho são publicados na revista científica Nature, nesta quarta-feira (16).

Fonte: noticiasaominuto.com.br (Com informações da Lusa)

Top News