Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/06/2018 as 6:00pm

Morango pode ajudar a combater infecções gástricas e câncer do estômago

O estudo foi desenvolvido na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Morango pode ajudar a combater infecções gástricas e câncer do estômago DR

A folha do morangueiro silvestre tem benefícios múltiplos para a saúde, concluiu um estudo desenvolvido na Universidade de Coimbra, em Portugal.

"O extrato de folhas de morangueiro silvestre (Fragaria vesca), em especial uma fração purificada rica em elagitanina, apresenta elevado potencial para combater infeções provocadas por Helicobacter pylori (H. pylori), uma bactéria que está associada a múltiplas patologias gástricas e alguns tipos de câncer do estômago", afirma, numa nota enviada hoje à agência Lusa, a Universidade de Coimbra (UC), baseada nos resultados preliminares de um estudo desenvolvido na instituição.

A investigação está sendo feita por uma equipe de especialistas das faculdades de Farmácia (FFUC) e de Medicina (FMUC). Tendo como objetivo avaliar a atividade da bactéria anti-H. pylori de diversos extratos de plantas, a investigação evidenciou igualmente que "o extrato da agrimônia (Agrimonia eupatoria L.), uma planta da família das Rosaceae, é também um bom candidato para a terapêutica desta bactéria que se aloja no estômago do ser humano, afetando cerca de 50% da população mundial".

Embora muitos dos indivíduos não cheguem a desenvolver doenças associadas ao Helicobacter pylori, quando isso acontece os tratamentos disponíveis atualmente são muito agressivos, exigem a administração de "três antibióticos em simultâneo, associados a um protetor gástrico (inibidor da bomba de protões), durante duas semanas", sublinha, citada pela UC, Maria Manuel Donato, investigadora da FMUC e coordenadora da investigação.

Trata-se de "uma terapêutica muito agressiva, com diversos efeitos secundários, o que leva a que facilmente as pessoas abandonem o tratamento antes do seu fim, com tudo o que isso implica, como o aumento da resistência a antibióticos", acrescenta a coordenadora do estudo, que já foi publicada no Journal of Functional Foods.

É importante, por isso, acentua a investigadora, "investigar o efeito antibacteriano de extratos de plantas como alternativas terapêuticas e/ou complementares do tratamento".

Os resultados obtidos neste estudo, "apesar de preliminares, abrem caminhos para o desenvolvimento de novos fármacos", sustenta Maria Manuel Donato, indicando que "os extratos de Agrimonia eupatoria L. e de Fragaria vesca mostraram efeito anti-H. pylori, independente da virulência e da resistência aos antibióticos apresentada por esta bactéria, com o extrato das folhas de morango a ser o mais ativo e a respectiva fração enriquecida em elagitanina a mais eficaz contra a bactéria".

Nas experiências realizadas em linhas celulares gástricas -- em denominados isolados clínicos de Helicobacter pylori -- com diferentes perfis de resistência aos antibióticos e de virulência, a equipe de especialistas conseguiu "determinar a concentração adequada de cada extrato para inibir a bactéria", adianta a UC.

Este trabalho científico surgiu na sequência de um estudo epidemiológico sobre Helicobacter pylori, realizado pelo grupo ao qual pertence Maria Manuel Donato, em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Os extratos foram fornecidos pela docente e investigadora Teresa Batista, do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Fonte: noticiasaominuto.com.br (Com informações da Lusa)

Top News