Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/08/2018 as 7:40am

Bombeiros começam a controlar grandes incêndios na Califórnia

Clima colaborou no final de semana, mas temperaturas devem voltar a subir nos próximos dias. Maior incêndio da história do estado, Mendocino Complex já está 70% contido; homem é acusado de provocar propositalmente chamas que atingiram Floresta Nacional de Cleveland.

Bombeiros começam a controlar grandes incêndios na Califórnia Ruínas de prédio e veículo queimados pelo incêndio Oak, que atingiu Oak Drive e Buck Mountain Road, perto de Alta Sierra, na Califórnia, no domingo (12) (Foto: Elias Funez/The Union via AP)

O maior incêndio florestal já registrado na Califórnia, o Mendocino Complex, já foi quase 70% contido, segundo a Associated Press. Com dois focos, Ranch e River, a área atingida por ele chegou a cobrir mais de 135 mil hectares no domingo (13). No total, ele causou duas mortes e destruiu mais de 100 casas.

O Mendocino Complex bateu o recorde do incêndio Thomas, que em dezembro passado teve um poder destrutivo maior, atingindo mais de mil construções no sul do estado, mas se espalhou por uma área menor, de 1.140 km², até ser contido em 12 de janeiro deste ano.

Já o incêndio Carr, que provocou as mortes de oito pessoas e a destruição de mais de mil edificações, estava mais de 50% contido no sábado.

Neste final de semana, temperaturas ligeiramente mais baixas ajudaram os bombeiros no combate aos diversos incêndios que ainda atingem o estado, especialmente contra o Holy, que destruiu 16 estruturas em meio à Floresta Nacional de Cleveland, no sul.

Ed Bledsoe tenta segurar as lágrimas enquanto procura pelo que restou de sua casa, em Redding, na Califórnia. A esposa de Bledsoe, Melody, o bisneto James Roberts e a bisneta Emily Roberts foram mortos no local durante incêndios florestais (Foto: John Locher/AP)

No domingo, este incêndio específico já estava 41% contido, depois de queimar 9.200 hectares, disse Lynne Tolmachoff do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

"O tempo aqui na Califórnia parece estar esfriando hoje e nos próximos dois dias, e isso deve ajudar os bombeiros a conseguir conter ainda mais as chamas", disse Tolmachoff, de acordo com a AP. "Eles devem progredir melhor nos próximos dias".

A evolução é importante porque a previsão é de que a temperatura volte a subir no final de semana.

Com os bombeiros começando a controlar os incêndios, ordens de evacuação começam a ser suspensas, embora Tolmachoff não tenha apresentado números exatos. A certa altura, mais de 20 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Ruínas de prédio e veículo queimados pelo incêndio Oak, que atingiu Oak Drive e Buck Mountain Road, perto de Alta Sierra, na Califórnia, no domingo (12) (Foto: Elias Funez/The Union via AP)

Aviões fizeram diversos voos sobre a região, despejando água e retardante rosa brilhante sobre as chamas para proteger Lake Elsinore e outras comunidades ao pé da montanha, que estiveram muito próximas das chamas.

Um homem acusado de iniciar deliberadamente o incêndio Holy compareceu a uma corte na sexta-feira, mas sua audiência foi adiada. Forrest Clark, de 51 anos, teve vários ataques, clamando que sua vida estava sendo ameaçada e dizendo que a acusação contra ele era mentira. Sua fiança foi estabelecida em US$ 1 milhão.

Vegetação colorida de rosa por substância retardante despejada de aviões para proteger plantas e prédios das chamas perto do incêndio Holy, em Lake Elsinore, na Califórnia, no domingo (12) (Foto: David McNew/AFP)
Forrest Gordon Clark, preso sob suspeita de ter iniciado propositalmente o incêndio Holy, no sul da Califórnia, em foto de 8 de agosto (Foto: Courtesy The Orange County Sheriff's Department CA/Handout via Reuters)

 

Fonte: g1.globo.com

Top News