Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/10/2018 as 5:00pm

Secretário de Trump fará reunião com rei sobre caso de jornalista

Em seu Twitter, Trump escreveu também que conversou com o rei saudita.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15) que vai enviar o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, para uma reunião com o rei da Arábia Saudita a respeito do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi.

Em seu Twitter, Trump escreveu também que conversou com o rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, e que ele disse que "ignorava" o paradeiro de Khashoggi  - crítico das políticas de seu país e, segundo a polícia turca, pode ter sido morto dentro do consulado saudita em Istambul quando tentava tirar documentos.

Após a conversa, Trump levantou a hipótese de que Khashoggi possa ter sido assassinado por "matadores", sugerindo que essa pode ter sido a explicação oferecida pelo rei.

As buscas no consulado, que serão feitas por uma equipe conjunta da Turquia com a Arábia Saudita, estão previstas para a tarde desta segunda, afirmou à Reuters uma fonte diplomática turca. A agência de notícias afirma ainda que o rei Salman ordenou que seja aberta uma investigação interna sobre o caso.

Questionado sobre quando o promotor fará um pronunciamento sobre a investigação, a fonte respondeu: "Ele foi instruído a trabalhar com rapidez".

Crítico da monarquia do golfo Pérsico e colaborador do jornal americano Washington Post, Khashoggi não é visto desde que entrou na representação diplomática no último dia 2 para obter documentos para seu casamento. O regime saudita afirma que o jornalista deixou o prédio, mas não ofereceu provas.

O caso provocou indignação internacional, com o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçando com uma "punição severa" caso se comprove que Khashoggi foi morto dentro do consulado e aliados europeus pedindo uma "investigação confiável".

A Arábia Saudita respondeu dizendo que haverá retaliações a qualquer sanção ou pressão econômica.Na sexta-feira (12) o Washington Post publicou que autoridades turcas informaram aos EUA que obtiveram gravações de áudio e vídeo que mostram o interrogatório, a tortura, a morte e o esquartejamento do corpo do jornalista no consulado.

Fonte: Com informações da Folhapress.

Top News