Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/11/2018 as 10:00am

Julgamento de El Chapo nos EUA começa com forte segurança

Durante o processo, que se estenderá por mais de quatro meses, o júri deve decidir se El Chapo é culpado ou não de 11 crimes.

Julgamento de El Chapo nos EUA começa com forte segurança El Chapo começa a ser julgado nos EUA.

O temido chefe do tráfico mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar mais de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começa a ser julgado nesta segunda-feira (5) em Nova York sob medidas de segurança máxima.

Durante o processo, que se estenderá por mais de quatro meses, o júri deve decidir se El Chapo, de 61 anos, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano Pablo Escobar, é culpado ou não de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro.

Sua condenação pode acarretar prisão perpétua.

O processo começará com o juiz do Brooklyn Brian Cogan e os advogados de ambos os lados escolhendo, a portas fechadas, os 12 jurados que decidirão o destino de El Chapo. Seus nomes não serão revelados e eles serão escoltados por xerifes até o tribunal a cada dia.

Extraditado do México em janeiro de 2017, El Chapo é acusado de liderar, entre 1989 e 2014, o impiedoso cartel de Sinaloa, o qual fundou e tornou a "maior organização de tráfico de drogas do mundo", segundo a acusação.

A Promotoria, que prepara o caso há anos, assegura que El Chapo enviou aos Estados Unidos ao menos 154.626 quilos de cocaína, além de várias toneladas de outras drogas, embolsando US$ 14 bilhões.

El Chapo se declara inocente, mas o governo apresentou muitas evidências contra ele, tantas que a defesa diz não ter tempo de revisar: são mais de 300 mil páginas de documentos e ao menos 117 mil gravações de áudio, além de centenas de fotos e vídeos.

Sua extradição, há quase dois anos, e seu julgamento são um grande triunfo para o governo americano, que nunca conseguiu extraditar e julgar Escobar, ex-chefe do cartel de Medellín que morreu em uma operação policial em 1993.

O advogado de El Chapo, Jeffrey Lichtman, disse à AFP que o julgamento terá "centenas de testemunhas".

Um grande segredo rodeia o caso. Ninguém sabe, nem mesmo os advogados de El Chapo, quem serão seus ex-sócios, funcionários e rivais que testemunharão contra ele.

Os únicos que sabem são alguns que integram o programa de proteção à testemunha e receberam novas identidades, e que outros já estão na prisão e foram realocados em celas especiais para protegê-los.

Sua cooperação implica um risco de vida para eles e seus familiares, mas pode ajudá-los a reduzir sua pena.

Em sua cela de Manhattan, El Chapo fica sozinho 23 horas por dia. Os únicos que podem visitá-lo são seus três advogados e suas filhas gêmeas de sete anos, mas separados por um vidro.

Contudo, ele não pode ver sua esposa Emma Coronel, ex-rainha de beleza de um povoado do estado mexicano de Durango que se casou com ele aos 17 anos -agora tem 29- e assistiu a quase todas as audiências, em geral com as gêmeas.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News