Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/11/2018 as 3:00pm

Rouhani diz que Irã violará sanções dos EUA e venderá petróleo

EUA disseram na sexta-feira que permitirá temporariamente que oito importadores continuem a comprar petróleo iraniano.

Rouhani diz que Irã violará sanções dos EUA e venderá petróleo Rouhani

O Irã venderá petróleo violando novas sanções impostas pelos Estados Unidos contra os vitais setores bancário e de energia do país, afirmou o presidente iraniano, Hassan Rouhani, nesta segunda-feira (5).

"Os Estados Unidos queriam cortar a zero as vendas de petróleo do Irã, mas nós continuaremos a vender o nosso petróleo para violar as sanções", disse Rouhani a economistas durante reunião transmitida ao vivo pela televisão estatal.

Quem é afetado pelas sanções que os EUA impõem ao Irã

Os EUA disseram na sexta-feira que permitirá temporariamente que oito importadores continuem a comprar petróleo iraniano quando as sanções, que tem como objetivo forçar Teerã a cortar suas atividades nucleares e de mísseis, forem impostas novamente nesta segunda-feira.

Acredita-se que China, Índia, Coreia do Sul, Japão e Turquia --todos importantes importadores do petróleo iraniano-- estarão entre os oito países que receberão as isenções temporárias para garantir que os preços do petróleo não sejam desestabilizados.

A retomada das sanções faz parte de esforços maiores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para forçar o Irã a cortar seus programas nucleares e de mísseis, assim como seu apoio a forças no Iêmen, Síria, Líbano e outras partes do Oriente Médio.

A imposição das novas sanções agravou a queda da divisa iraniana, que sofreu uma baixa de 70% no ano passado e provocou o êxodo de empresas estrangeiras.

O país enfrenta uma recessão e, no ano que vem, provocará uma queda de 3,6% da economia iraniana, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Fonte: Por G1

Top News