Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/11/2018 as 8:00am

Brasileiros relatam drama de fuga das chamas na Califórnia

Temporada de incêndios, que já deixou 42 mortos, é a mais destruidora já registrada no estado.

Desde 1999 nos EUA, há seis meses o fotógrafo paulista Rodrigo Fracascio conseguiu comprar a sua primeira casa própria, uma construção pré-fabricada de dois andares em Agoura Hills, a uma hora de Los Angeles. Ali, vivia com a mulher, os dois filhos, os sogros e os dois cachorros até a madrugada de sexta-feira quando, acossados pelas chamas, precisaram deixar a área às pressas.

Eles fazem parte de um contingente de centenas de milhares de moradores obrigados a fugir por uma série de incêndios florestais que devastam o estado, já mataram 42 pessoas e podem piorar nos próximos dias, com a ocorrência de fortes ventos de até 100km/h.

“Fomos pegos desprevenidos. Você mora nos EUA e pensa que o controle será rápido, mas ninguém está preparado”, diz Rodrigo, que, junto com a família, deixou a casa às 5h30m, levando só a roupa do corpo, em dois carros. “Quando você passa perto da morte, fica meio perdido. Não achávamos que nossa casa fosse queimar”.

A família ainda não pôde voltar à região, mas, por fotos encontradas na internet tiradas de helicópteros, concluiu que ao menos o segundo andar se perdeu para o fogo. Agora, se comprime no quarto de hóspedes do cunhado de Rodrigo, em Los Angeles, enquanto aguarda instruções do seguro sobre como proceder.

Com 42 mortos, incêndio florestal é o mais fatal da história da Califórnia.

A tragédia no estado acentua a mais destruidora temporada de incêndios já registrada na Califórnia. Até ontem, a área total destruída em 2018 era calculada em 6.750 km², espaço equivalente ao da região metropolitana do Rio de Janeiro. No Norte do estado, o número de mortos do incêndio Camp chegou a 29, igualando-se ao mais mortífero incêndio registrado no estado — o de Griffith Park, em Los Angeles, em 1933. É esperado que o recorde seja superado nos próximos dias, se considerado que há ao menos 228 desaparecidos do Camp, que destruiu mais de 6.700 imóveis.

No Sul do estado, o incêndio Woolsey, que até aqui deixou dois mortos, obrigou as autoridades a emitirem ordens de retirada para 250 mil pessoas dos condados de Ventura, Los Angeles e de comunidades litorâneas, como Malibu. Celebridades como Miley Cyrus e Gerard Butler tiveram a casa destruída, e outras como Lady Gaga e Kim Kardashian precisaram deixar as mansões.

Ventos intensos e secos devem atiçar as labaredas nos próximos dias, aumentando o risco de novos focos de incêndio pela dispersão das brasas. Rajadas de até 100 quilômetros são esperadas nas montanhas, vales e cânions do Sul californiano, o que aumenta a possibilidade de queda de linhas de energia e árvores. Isso, combinado à baixa umidade, deve criar as condições perfeitas para os incêndios se alastrarem.

Top News