Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/12/2018 as 12:00pm

May propõe votação do 'brexit' no Parlamento em janeiro

Discussão sobre acordo com UE será retomada no dia 7

May propõe votação do 'brexit' no Parlamento em janeiro Theresa May. Foro reprodução

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May afirmou nesta segunda-feira (17) que pretende realizar a votação no Parlamento britânico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, na semana de 14 de janeiro de 2019.

A votação deveria ser realizada na semana passada, mas foi suspensa depois que May adiou a sessão porque admitiu que dificilmente sua proposta seria aprovada. "Muitos membros da casa estão preocupados que precisamos tomar uma decisão em breve", disse May na Câmara dos Comuns.

A líder conservadora ainda explicou que a discussão sobre o tratado será retomada em 7 de janeiro para que ocorra a votação na semana seguinte. "Eu sei que este não é um acordo perfeito para todos. É um compromisso", disse May, ressaltando que "se deixarmos o perfeito ser o inimigo do bem, corremos o risco de deixar a UE sem acordo".

May também rejeitou firmemente um segundo referendo sobre o Brexit, acrescentando que seria uma traição ao povo britânico.

"Não vamos romper a fé com o povo britânico tentando realizar outro referendo. Outro voto que causaria danos irreparáveis à nossa política, porque diria a milhões de pessoas que confiaram em nossa democracia que nossa democracia não cumpre ela", disse.

Ela ainda pediu aos parlamentares que "não sigam" o líder da oposição, Jeremy Corbyn, para desencadear uma eleição geral. Apesar de não conseguir afastar May, o líder trabalhista rebateu a premier e disse que ela "levou o país a uma crise nacional" e não tem mais o apoio do gabinete.

Por causa desta crise, May precisou enfrentar na última semana o voto de desconfiança dentro do próprio partido. Mesmo sobrevivendo, ela continua sendo alvo de pressões e está com dificuldades para aprovar o acordo do Brexit no Parlamento, onde precisa de 320 votos, mas só tem uma bancada composta por 315 deputados.

Fonte: ANSA

Top News