Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/08/2020 as 9:00pm

Forças afegãs cercam prisão tomada pelo Estado Islâmico

Forças de segurança do Afeganistão cercaram uma prisão capturada por combatentes do Estado...

Forças afegãs cercam prisão tomada pelo Estado Islâmico Província de Nangarhar é região cercada pelo medo

Forças de segurança do Afeganistão cercaram uma prisão capturada por combatentes do Estado Islâmico, em Jalalabad, cidade do leste do país, nesta segunda-feira (3), com pelo menos 29 pessoas mortas, depois de o ataque noturno dos militantes levar a uma fuga em massa.

Mais de 300 prisioneiros estavam foragidos, afirmou o porta-voz do governador da província de Nangarhar, Attaullah Khugyani. Dos 1.793 prisioneiros mais de 1.025 tentaram escapar e foram recapturados e 430 permaneceram dentro da prisão.

“O restante está desaparecido”, disse.

Após detonar um carro-bomba na entrada, na noite de domingo (2), homens armados do Estado Islâmico (EI) atacaram a prisão, onde muitos militantes do EI foram presos após serem capturados mês passado, ao lado de soldados do Taliban e criminosos comuns.

Mohammad Idres, um dos prisioneiros que ficaram presos no lado de dentro e contactado por telefone, disse que conseguia ver quatro corpos no lado de fora. “Estamos com muita fome, está muito quente e não temos água”, disse à Reuters. “Às vezes, está silencioso e os tiros começam”, completou. “As forças de segurança parecem que não conseguem avançar porque os invasores mantêm pontos estratégicos, incluindo as torres de vigia.”

O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo ataque, que ocorreu um dia depois de a agência de inteligência afegã dizer que forças especiais haviam matado um importante comandante do grupo perto de Jalalabad, capital da província de Nangarhar.

Autoridades disseram que o chefe de Estado-Maior do Exército afegão, general Yasin Zia, chegou na segunda-feira para supervisionar a operação, envolvendo forças especiais, para expulsar os soldados do EI que estão dentro da prisão.

O porta-voz do governador disse que civis prisioneiros e membros das forças de segurança estavam entre os 29 mortos e mais de 50 feridos.

“Oito homens armados foram mortos quando algumas áreas, onde os agressores haviam assumido posições, foram liberadas”, disse Khugyani.

À medida em que o cerco se arrastava ao longo do dia, a normalmente agitada cidade foi colocada em toque de recolher.

Cerca de 130 km ao leste de Cabul, Jalalabad fica na estrada que leva ao passo Khyber e à cidade de Peshawar, no Paquistão.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mês passado estimou que há por volta de 2.200 membros do Estado Islâmico no Afeganistão e que, embora o grupo tenha perdido território e sua liderança sido esvaziada, ele continua capaz de realizar ataques de grande repercussão.

(fonte: agenciabrasil.ebc.com.br)


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL- Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency- A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

 

Top News