Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/09/2020 as 5:00pm

Senado aprova indicação, e Nestor Forster é confirmado embaixador do Brasil nos EUA

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22) a indicação de Nestor José Forster...

Senado aprova indicação, e Nestor Forster é confirmado embaixador do Brasil nos EUA Nestor José Forster Junior ao ser sabatinado em comissão do Senado, em fevereiro. Foto Geraldo Magela - Agência Senado

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (22) a indicação de Nestor José Forster Junior para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O nome de Forster recebeu o apoio de 47 senadores, enquanto três votaram contra e um se absteve.

O diplomata já ocupa o cargo, de forma interina, desde o ano passado.

A análise da indicação foi presencial. Após seis meses de sessões virtuais, por conta da pandemia, o Senado retomou nesta semana as votações no edifício-sede.

No caso de escolha de autoridades, a deliberação precisa ser secreta, o que não é possível por meio do sistema remoto. Alguns senadores votaram pelo sistema “drive-thru” instalado em uma das entradas do Congresso.

Forster foi indicado para a embaixada pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro do ano passado, e já tinha sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado em fevereiro.

A indicação veio após ele desistir de nomear o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o posto. Em outubro, Eduardo também anunciou, em um discurso no plenário da Câmara, que não iria mais ser indicado.

A sabatina de Forster na Comissão de Relações Exteriores (CRE) já havia ocorrido em fevereiro. Na ocasião, o diplomata defendeu que Brasil e EUA aprofundem a parceria na área científica e na área de defesa, e que seja possível acabar com a bitributação para empresas e pessoas físicas brasileiras.

Ele afirmou não ver "subserviência alguma" do Brasil em relação aos EUA e disse que um "alinhamento automático é algo impossível de se fazer".

Sobre a questão imigratória, Forster ponderou que o número de imigrantes ilegais cresceu 10 vezes no último ano, mas disse se tratar de uma questão "pontual".

Segundo o embaixador, 95% desse grupo são compostos por famílias alvos de redes criminosas. "Se identificou que houve um redirecionamento de redes criminosas que atuavam na América Central e que passaram a atuar no Brasil", disse.

Em uma cerimônia em Washington, Forster concedeu ao escritor e ideólogo Olavo de Carvalho o grau mais alto da Ordem de Rio Branco – uma condecoração que reconhece serviços meritórios prestados ao Brasil.

Cabe ao presidente da República conferir esse título. Olavo de Carvalho tem influência sobre a ala ideológica do governo Bolsonaro e também sobre os filhos do presidente que atuam na política.

Na ocasião, Forster entregou a medalha a Olavo de Carvalho e discursou elogiando o escritor. "É desnecessário dizer que o professor preenche com sobra os critérios fixados no regulamento da Ordem de Rio Branco, de serviços ou méritos excepcionais ao Brasil", disse o embaixador.

"Mas a contribuição de Olavo de Carvalho à Filosofia, à cultura brasileira certamente ultrapassa a sua obra publicada. Juntamente com a atividade de filósofo, escritor e jornalista, ele desenvolveu, desde a década de 1980 uma atividade docente igualmente original, a formação de uma nova classe intelectual no Brasil, buscando o resgaste e a redenção da alta cultura em nosso país", continuou.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News