Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/10/2020 as 8:00am

Procuradores dos EUA assumem que atuaram para separar crianças de pais imigrantes

Os cinco procuradores dos Estados Unidos ao longo da fronteira com o México, incluindo três...

Procuradores dos EUA assumem que atuaram para separar crianças de pais imigrantes Rod J. Rosenstein disse que não se importava com o tamanho da criança

Os cinco procuradores dos Estados Unidos ao longo da fronteira com o México, incluindo três que foram nomeados pelo presidente Donald Trump, recuaram em maio de 2018 contra uma ordem de processar todos os imigrantes indocumentados, mesmo que isso significasse separar os filhos de seus pais. Eles afirmaram aos principais funcionários do Departamento de Justiça que estavam "profundamente preocupados" com o bem-estar das crianças.

Mas o Procurador-geral da época, Jeff Sessions, deixou claro o que Trump queria em uma teleconferência no final da tarde, de acordo com uma investigação de dois anos feita pelo inspetor-geral do Departamento de Justiça sobre a separação familiar de "tolerância zero" da política de Trump.

“Precisamos levar as crianças embora”, disse Sessions aos promotores, de acordo com as notas dos participantes. Um acrescentou: “Se se preocupa com crianças, não os traga. Não darei anistia para pessoas com crianças.”

Rod J. Rosenstein, o então procurador-geral adjunto, foi ainda mais longe em uma segunda ligação cerca de uma semana depois, dizendo aos cinco promotores que não importava quão pequenas as crianças eram. Ele disse que os advogados do governo não deveriam ter se recusado a processar dois casos simplesmente porque as crianças eram pouco mais do que bebês.

“Esses dois casos não deveriam ter sido recusados”, escreveu John Bash, procurador da justiça federal americana no oeste do Texas que está deixando o cargo, a sua equipe imediatamente após a ligação. Bash recusou os casos, mas Rosenstein "instruiu que, de acordo com o proceder do procurador geral, não devemos recusar categoricamente os processos de imigração de adultos em unidades familiares por causa da idade de uma criança."

Os principais funcionários do Departamento de Justiça foram "os principais motivadores" por trás da política que estimulou a separação de milhares de famílias - muitas delas fugindo da violência na América Central e buscando asilo nos Estados Unidos - antes de Trump abandoná-la em meio à indignação global, segundo a um relatório preliminar dos resultados da investigação de Michael E. Horowitz, inspetor-geral do departamento.

A separação das crianças migrantes de seus pais, às vezes por meses, estava no cerne do ataque da administração Trump à imigração. Mas a reação violenta quando o governo lutou para reunir as crianças transformou-o em um dos maiores desastres de política do mandato do presidente.

Embora Sessions tentasse se distanciar da política, permitindo que Trump e os funcionários do Departamento de Segurança Interna fossem amplamente responsabilizados, ele e outros oficiais importantes de forças de segurança entenderam que "tolerância zero" significava que as famílias de migrantes seriam separadas e queriam que isso acontecesse porque acreditaram que impediria uma futura imigração ilegal, escreveu Horowitz.

“O foco único do departamento em aumentar os processos judiciais veio às custas da implementação cuidadosa e eficaz da política, especialmente no que diz respeito ao processo de adultos da unidade familiar e as separações de crianças resultantes”, disse o relatório preliminar.

O rascunho do relatório, citando mais de 45 entrevistas com funcionários importantes, e-mails e outros documentos, fornece a visão mais completa das discussões dentro do Departamento de Justiça à medida que a política de separação famíliar foi desenvolvida, promovida e finalmente executada com pouca preocupação com as crianças.

Este artigo é baseado em uma revisão do relatório preliminar de 86 páginas e entrevistas com três funcionários do governo que o leram nos últimos meses e descreveram suas conclusões e muitos dos detalhes nele contidos. As autoridades, que falaram sob condição de anonimato por não terem sido autorizadas a discutir o assunto publicamente, advertiram que o relatório final pode mudar.

Antes de publicar as conclusões de suas investigações, o escritório do inspetor-geral normalmente fornece cópias de rascunho aos líderes do Departamento de Justiça e outros mencionados nos relatórios para garantir que sejam precisos.

Horowitz estava se preparando para divulgar seu relatório desde o fim do verão, de acordo com uma pessoa próxima da investigação, embora o processo que permite respostas de funcionários atuais e ex-funcionários do departamento, cuja conduta está sob análise, provavelmente adie sua divulgação para depois da eleição presidencial.

Sessions se recusou a ser entrevistado, observou o relatório. Rosenstein, que agora é advogado na área privada, se defendeu em uma entrevista com os investigadores em resposta a questionamentos sobre seu papel, de acordo com duas das autoridades. O antigo gabinete de Rosenstein enviou uma resposta de 64 páginas ao relatório.

“Se algum advogado dos Estados Unidos alguma vez acusou um réu que não acreditava pessoalmente que fosse processado, ele violou seu juramento de posse”, disse Rosenstein em um comunicado. “Nunca ordenei a ninguém que processasse um caso.”

Gene Hamilton, advogado renomado e aliado de Stephen Miller, o arquiteto do ataque do presidente à imigração, argumentou em uma resposta de 32 páginas que os funcionários do Departamento de Justiça meramente recebiam orientações do presidente. Hamilton citou uma reunião de 3 de abril de 2018 com Sessions; a secretária de Segurança Interna da época, Kirstjen Nielsen, e outros em que o presidente “discursou” e estava “em um discurso inflamado”, exigindo o máximo possível de processos.

Hamilton se recusou a comentar para este artigo, assim como o escritório do Horowitz. Sessions não respondeu aos pedidos de comentários. Alexa Vance, porta-voz do Departamento de Justiça, contestou o relatório preliminar e disse que o Departamento de Segurança Interna encaminhou os casos para julgamento.

“O rascunho do relatório em que se baseia este artigo contém vários erros factuais e imprecisões”, disse ela. “Enquanto o Departamento de Justiça é responsável pelos processos judiciais dos acusados, não tendo qualquer função no rastreio ou na prestação de cuidados de custódia aos filhos dos réus. Finalmente, tanto o momento quanto o conteúdo enganoso desse vazamento levantam questões preocupantes sobre as motivações dos responsáveis.” (fonte: O Estadão)

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News