Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/04/2021 as 9:00am

Em uma série de entrevistas, Cônsul-Geral do Brasil em Boston esclarece dúvidas sobre o e-consular

Nas últimas semanas, um assunto em específico foi destaque nas redes sociais da comunidade: as...

Em uma série de entrevistas, Cônsul-Geral do Brasil em Boston esclarece dúvidas sobre o e-consular Cônsul Benedicto Fonseca Filho

Nas últimas semanas, um assunto em específico foi destaque nas redes sociais da comunidade: as dúvidas referentes ao e-consular, sistema de agendamentos do Consulado. Por isso, após analisar através de postagens e comentários às principais dúvidas do público, a Redação do Brazilian Times entrou em contato com o Cônsul-Geral do Brasil em Boston, Benedicto Fonseca Filho, para entender essas questões.

Confira abaixo nossa entrevista e se restar mais dúvidas, entre em contato com o Consulado através dos meios disponibilizados no final da matéria.
Quais os serviços são oferecidos pelo e-consular e quais os presenciais?

O e-consular, que passamos a adotar no início do mês, é um sistema de agendamento eletrônico de serviços consulares. Destina-se unicamente, portanto, aos serviços que envolvem atendimento presencial. Pelo mesmo motivo, todos os serviços que já vinham sendo (e continuarão a ser) realizados pelo correio não se encontram abrangidos pelo e-consular, tais como passaportes, cópias autenticadas, segundas vias e comprovantes de residência para maiores de 18 anos.
Desde que começou a utilização quais as maiores reclamações?

De acordo com relatos que temos recebido, alguns consulentes têm tido dificuldades para realizar a etapa prévia de cadastramento para uso do sistema. Preparamos, nesse contexto, um “passo a passo” simples, disponível na página eletrônica do Consulado (boston.itamaraty.gov.br) para orientar as pessoas que forem utilizar o e-consular pela primeira vez. Também postaremos, proximamente, vídeos com tutoriais.

Outra reclamação frequente nesta fase inicial de implantação do e-consular refere-se ao fato de que, no sistema, aparece a informação de que somente no final de abril haveria datas disponíveis para alguns tipos de serviços; em outros casos, sequer aparecem, ainda, datas disponíveis. Isso acontece por dois motivos. Em primeiro lugar, precisamos “zerar” a fila de pedidos anteriores à entrada em operação do e-consular. Ou seja, nas próximas semanas ainda estaremos atendendo pedidos remanescentes do período “pré-e-consular”. Somente após isso estaremos em condições de atender os pedidos encaminhados pelo novo sistema.

Em segundo lugar, o próprio e-consular não permite o agendamento de serviços para além dos dois meses seguintes. Como, em alguns casos (procurações, registros), os tempos de espera, hoje, são maiores, não aparecem datas disponíveis para o consulente que deseja fazer seu agendamento. É importante registrar, porém, que todos os pedidos encaminhados ao Consulado estão sendo devidamente contabilizados pela nossa equipe, e serão atendidos, oportunamente, na ordem exata de chegada.

Existe um serviço de apoio para as pessoas acessarem? Tipo um manual ou tutorial?

Sim. Além do citado “passo a passo” e de vídeos informativos, as pessoas que tenham dificuldades podem consultar diretamente o Consulado pelo e-mail contato.boston@itamaraty.gov.br. Diversas pessoas já lançaram mão desse recurso, tendo tido suas dúvidas resolvidas de forma satisfatória.

Além do “passo a passo” simplificado, publicamos também uma versão explicando em detalhes cada etapa para o agendamento, desde a criação do perfil até a escolha da data e horário do atendimento. O documento está disponível na seção “Agendamento eletrônico” do website do Consulado.

Porque decidiram implementar o e-consultar em Boston? As pessoas estão conseguindo acessar?

A implementação do e-consular, neste momento, no Consulado em Boston, decorre da execução de cronograma previamente estabelecido no âmbito do Itamaraty e que deverá, ao seu final, fazer com que todos os postos no exterior utilizem o referido sistema. Conforme indicado anteriormente, estamos informados de que algumas pessoas têm enfrentado dificuldades – o que procuramos mitigar, na medida do possível, com informações disponibilizadas na página do Consulado. É importante assinalar, por outro lado, que a grande maioria dos consulentes tem logrado fazer bom uso do sistema: apenas na primeira semana de funcionamento do e-consular, foram encaminhados mais de 500 pedidos de agendamentos pelo sistema. Até este momento, já foram recebidos cerca de 1000 pedidos.

Quais os meios de contato do Consulado?

O e-consular pode ser acessado pela nossa página (boston.itamaraty.gov.br) ou diretamente pelo site ec-boston.itamaraty.gov.br.

Pedidos de esclarecimentos/informações podem ser encaminhados ao e-mail contato.boston@itamaraty.gov.br, pelo qual também recebemos quaisquer outras informações relevantes que o consulente considere necessárias, inclusive no que diz respeito a eventuais circunstâncias que imprimam caráter de urgência ao seu pedido. (Os pedidos de urgência são examinados caso a caso, com o aporte, se possível, de comprovação documental).

Os e-mails encaminhados ao contato.boston@itamaraty.gov.br são respondidos em, no máximo, 48 horas, mas geralmente o prazo é bem menor que esse, com a maioria das consultas sendo respondidas no mesmo dia. A comunidade também poderá contactar diretamente o Cônsul-Geral, caso necessário, pelo e-mail institucional: consul.boston@itamaraty.gov.br. O Consulado dispõe, por fim, de telefone exclusivo para emergências envolvendo brasileiros (morte, hospitalização, prisão, deportação, etc.), número (617) 816-6315.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ INSUTANCE- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News