Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/04/2021 as 8:00pm

Ativistas em Illinois se opõem a mudar o nome de escola para "Obama"

Durante sua gestão, o ex-presidente Barack Obama desenvolveu uma reputação entre os grupos de defesa da imigração como o "deportador-chefe"

Ativistas em Illinois se opõem a mudar o nome de escola para Aqueles que se opõem a nomear a escola com o nome dos Obama disseram que as ações do ex-presidente afetaram pessoalmente as famílias em Waukegan (Ill.)

Ativistas do Latinx em Waukegan, Illinois, expressaram oposição a renomear a escola em homenagem a Barack e Michelle Obama em uma reunião do conselho escolar, citando o histórico do ex-presidente sobre imigração. A maioria dos residentes em Waukegan diz que não quer que a Thomas Jefferson Middle School do distrito mantenha seu nome. Mas eles ainda não foram capazes de concordar com outra pessoa para dar o nome à escola.

Um dos principais candidatos é Barack e Michelle Obama Middle School. Para alguns na comunidade, porém, essa alternativa também não funciona.

Vários ativistas e membros da comunidade Latinx em Waukegan, Illinois, expressaram sua oposição à proposta em uma reunião do conselho escolar na terça-feira (30), apontando para o histórico do ex-presidente em deportações.

"Quero encorajar o conselho escolar a retirar os nomes de Barack e Michelle Obama de consideração", disse Oscar Arias, natural de Waukegan e graduado em escolas do distrito. "A presidência de Barack Obama foi repleta de hostilidade contra a comunidade de imigrantes".

As outras duas opções perante a comunidade são John Lewis Middle School e Dolores Huerta e Cesar Chavez Middle School. Funcionários da escola também pretendem renomear Daniel Webster Middle School. Os latinos constituem a maioria do corpo de alunos.

Durante seu mandato, Obama desenvolveu uma reputação entre os grupos de defesa da imigração como o "deportador-chefe", um rótulo também usado por manifestantes na recente reunião do conselho escolar. Embora o histórico de Obama sobre imigração seja complicado, milhões de pessoas foram de fato deportadas dos EUA sob sua administração.

Cerca de 78% dos alunos nas Escolas Públicas de Waukegan são hispânicos ou latinos, assim como cerca de 55% dos residentes de Waukegan. Cerca de 30% da população da cidade é estrangeira, mostram os dados do Censo.

Aqueles que se opõem a nomear a escola com o nome dos Obama disseram que as ações do ex-presidente afetaram pessoalmente as famílias em Waukegan, e o nome pode trazer lembranças dolorosas para alguns na comunidade.

"Sentimos que Barack Obama nos prejudicou. Ele nos negou. E não impediu as deportações da maneira que nos prometeu", disse a ativista local Julie Contreras em um protesto realizado do lado de fora onde ocorreu a reunião.

"Se você está removendo o nome de Thomas Jefferson, um opressor, o nome de Obama é outro opressor. E nossas famílias não querem ver esse nome", acrescentou.

Alguns membros da comunidade que falaram na reunião recomendaram que a diretoria escolhesse John Lewis.

"Como um famoso congressista e ativista dos direitos civis que marchou ao lado do Dr. King, John Lewis é uma representação muito melhor para a comunidade e realmente incorpora o espírito progressivo e multicultural de Waukegan", disse Arias.

Wygenia Brisco disse que, como afro-americana, ela apoiou a nomeação da escola para o ícone dos direitos civis falecido.

"Acho que se dermos uma olhada no que ele representou, no que diz respeito ao verdadeiro significado do que ele representou, para mim é apropriado dar o nome dele à escola", disse ela.

A diretoria votará no nome no próximo mês. O conselho educacional de Waukegan decidirá oficialmente se renomeará as duas escolas de ensino médio em sua próxima reunião em 13 de abril. Se decidir seguir em frente, o conselho votará nas opções propostas e o primeiro nome a receber 4 votos será o novo nome, disse Ewing.

"Mesmo que haja algumas diferenças com um dos nomes, acho que a comunidade deve se orgulhar do trabalho que foi feito e da reflexão e cuidado que envolveu esse processo", concluiu Ewing.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ INSUTANCE- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Top News