Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/06/2021 as 10:00am

Natural de Roraima é o primeiro brasileiro a ser extraditado para os EUA por crime de drogas

O brasileiro Trevor Rodrigues, de 40 anos, nascido no estado de Roraima, tornou-se o primeiro...

Natural de Roraima é o primeiro brasileiro a ser extraditado para os EUA por crime de drogas Brasileiro cumpre pena em Ohio

O brasileiro Trevor Rodrigues, de 40 anos, nascido no estado de Roraima, tornou-se o primeiro brasileiro extraditado para os Estados Unidos pelo crime de tráfico de drogas. De acordo com informações fornecidas pela Agência Brasileira de Inteligência (AbIn), e divulgadas pela RecordTV, ele integrou quadrilhas especializadas em traficar cocaína desde a costa da Colômbia até o sul dos Estados Unidos.

As investigações feitas pela Drug Enforcement Administration (DEA), agência antidrogas dos Estados Unidos, relataram que o brasileiro foi detido em fevereiro de 2019, em Bogotá, capital da Colômbia. Depois, em março de 2020, foi extraditado para os Estados Unidos e atualmente cumpre pena em uma prisão em Ohio.

Rodrigues não tem advogado brasileiro constituído. Aos policiais, ele alegou não fazer parte de nenhuma organização criminosa, mas de acordo com as investigações da DEA, o brasileiro integrava um grupo criminoso identificado como “Real”.

Esse grupo é ligado ao narcotraficante Marcos de Jesus Figueroa, o Marquitos Figueroa, e ao ex-governador de Guajira Juan Francisco Gomez Cerchar, o Kiko Gomez. Os dois colombianos são acusados de liderar um grupo de extermínio paramilitar que assassinou, desde os anos de 1990, mais de 130 pessoas naquele país.

“Marquitos é possivelmente a maior liderança criminal da fronteira costeira colombo-venezuelana”

Ao ser preso, Trevor relatou que costuma adquirir calçados na Venezuela para vender na Colômbia, onde manteria uma namorada. Segundo ele, teria sido preso por engano devido às relações que mantinha. Um vídeo, obtido pela reportagem, mostra policiais colombianos lendo para Trevor seu mandado de prisão.

Na ordem de prisão, o policial colombiano lê para Trevor que ele era requerido pela autoridade judicial dos Estados Unidos por ter exportado mais quilos de cocaína com intenção e conhecimento de que o ato seria considerado ilegal nos Estados Unidos.

De acordo com Gustavo Zortéa da Silva, defensor público federal responsável pelo setor de extradições, explica que Trevor só foi extraditado por ter sido detido na Colômbia. Segundo ele, a Constituição brasileira determina que nenhum brasileiro nato pode ser extraditado uma vez detido em território nacional. “Se ele fosse brasileiro nato e se tivesse sido preso no Brasil, ele [Rodrigues] não seria extraditado. Ele só foi extraditado porque efetivamente estava em outro território que não o território da nacionalidade originária dele, que é o Brasil”, disse.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

I do My Finances- organize facilmente suas finanças pessoais. Crie estimativas futuras para suas economias. Controle suas informações financeiras do dia-a-dia. Acompanhe seu planejamento pessoal. Tenha 30 dias grátis agora. Acesse: www.idomyfinances.com

Top News