Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/06/2021 as 8:00am

Autoridades mantém 12 brasileiros presos por fraude em aplicativos de motoristas e liberam 4

No início desta semana, as autoridades federais em Boston, Massachusetts, atualizaram as...

Autoridades mantém 12 brasileiros presos por fraude em aplicativos de motoristas e liberam 4 Wemerson Dutra Aguiar é apontando com um dos líderes do esquema

No início desta semana, as autoridades federais em Boston, Massachusetts, atualizaram as investigações sobre o esquema de fraude que envolveu alguns aplicativos para motoristas e culminou na prisão de vários brasileiros. De acordo com as informações, dos 19 detidos, 12 continuam presos e quatro foram liberados e três continuam foragidos.

Os investigadores apontaram o baiano de Vitória da Conquista, Wemerson Dutra Aguiar, 25, como um dos principais líderes deste esquema, sendo o mentor e executor. Ele teria ganho US$ 360 mil com fraudes financeiras cometidas entre janeiro de 2019 e abril deste ano.

Junto com ele foi preso Priscila Barbosa, 35, que também seria uma das líderes do esquema.

Como o jornal Brazilian Times já relatou em edições anteriores, inclusive com um alerta emitido em 2017, as identidades roubadas eram usadas para abrir as contas e depois os membros do esquema as vendias para motoristas, grande maioria brasileiros, que não cumpriam os requisitos para trabalhar para as empresas tais como possuir uma carteira de motorista válida nos Estados Unidos e Social Security.

Além de roubar as identidades, abrir conta com documento falso, os suspeitos usavam "bots", que é aplicativo de software que executa tarefas automatizadas. Desta forma, eles exploravam programas de bônus das empresas e tecnologia de falsificação de GPS, fazendo com que os motoristas ganhassem bem mais nas corridas.

Até o momento, os investigadores estimam que mais de 2.000 pessoas tiveram suas identidades roubadas pela quadrilha. O esquema só foi descoberto em abril do ano passado, quando a receita federal dos Estados Unidos devolveu várias declarações de imposto cuja as informações não batiam com os ganhos detectados pela agência.

Após isso, foi iniciada uma investigação que acabou chegando nos brasileiros. Os investigadores relataram que foram encontradas no celular de Aguiar, apreendido com autorização judicial, diversas provas contra ele, tais como fotos dele mesmo alteradas digitalmente, usada em pelo menos nove contas de motoristas.

Após vasculha o aparelho, os investigadores identificaram mais de 180 contas criadas pelo brasileiro em apenas um aplicativo. A investigação também aponta que Aguiar participava de centenas de grupos de WhastApp, todos em português, nos quais divulgava seus serviços de aluguel das contas fraudulentas.

O baiano recebia os pagamentos por meio de diversos bancos, utilizando as identidades roubadas dos norte-americanos que eram cadastradas nas empresas de aplicativo.

Caso sejam condenados, os envolvidos podem pegar até 20 anos de prisão, além de multa que pode chegar a duas vezes o valor da fraude.

Veja a atual situação:

- Wemerson Dutra Aguiar: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Priscila Barbosa: PRESA / Audiência 29 de julho;

- Edvaldo Rocha Cabral: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Clovis Placido: SOLTO / Audiência de indiciamento 19 de julho;

- Guilherme da Silveira: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Thiago de Souza Prado: PRESO / Audiência sem data marcada;

- Luiz Narciso Alves Neto: SOLTO / Audiência sem data marcada;

- Flavio Candido da Silva: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Altacyr Dias Guimarães Neto: SOLTO / Audiência 29 de julho;

- Italo Felipe Pereira de Sousa Correia: PRESO no Panamá / Está em extradição / Audiência sem data marcada;

- Julio Vieira Braga: PRESO no Panamá / Está em extradição / Audiência sem data marcada;

- Philipe do Amaral Pereira: SOLTO / Audiência 29 de julho;

- Bruno Proêncio Abreu: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Alessandro Felix da Fonseca: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Saulo Aguiar Ponciano: PRESO / Audiência 29 de julho;

- Jordano Augusto Lima Guimarães: SOLTO / Audiência sem data marcada;

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.

Top News