Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/07/2021 as 5:00pm

Violência Nas Escolas e Consequências da Pandemia

Se tem uma temática que é possível estar na proposta de redação pronta do Enem é sobre a...

Se tem uma temática que é possível estar na proposta de redação pronta do Enem é sobre a violência nas escolas. As propostas de redação do Enem geralmente utilizam temas socioculturais, e a temática sobre a violência nas escolas é um tema corriqueiro, diria comum, pois cada vez mais vemos notícias constantes sobre episódios lamentáveis de violência gerada nas salas de aula. Os episódios vão desde agressões verbais até mesmo a agressões físicas. 

Apesar de lastimáveis, essas cenas parecem já fazer parte do cenário estudantil. Mas, e como combatê-las? Existe uma forma de reduzir a violência nas escolas ou a tendência é piorar? A pandemia causada pelo Covid-19 piorou ou melhorou esse cenário? Vamos ver as respostas para essas perguntas mais abaixo. Continue lendo o artigo para saber mais.

É Possível Ser Tema da Redação do Enem?

Apesar de ninguém poder garantir com certeza absoluta qual será o tema da redação do Enem, a temática de violência nas escolas é sempre passível de cair na prova. Vez que a redação do Enem é geralmente uma temática de impacto. Tendo em vista, que o Enem abriu as inscrições para 2021 vale a pena ler sobre a temática para se preparar para a prova.  

Aliás, aqui vai uma dica para a redação da prova do Enem, não existe maneira melhor de se preparar para a prova do que lendo jornais e revistas sobre diversos assuntos. Assim, caso a temática seja diferente da imaginada, você estará preparado para falar sobre qualquer assunto. Afinal, vale aquela máxima “quem mais lê, melhor escreve e melhor fala”.

Como Combater a Violência Nas Escolas?

Essa é uma pergunta que gestores, educadores e professores do mundo todo se perguntam. Até o momento não existe uma fórmula mágica aplicável a todos os casos, o que existem são soluções para cada tipo de caso. Uma das violências mais cometidas nas escolas é o bullying. 

Bullying (inglês) é o uso de força física, ameaça ou coerção para abusar, intimidar ou dominar agressivamente outras pessoas de forma frequente e habitual. Um pré-requisito é a percepção, pelo intimidador ou por outros, de um desequilíbrio de poder social, político ou físico, o que distingue o bullying do conflito.[1] Os comportamentos usados para afirmar dominação podem incluir assédio verbal ou ameaça, abuso físico ou coerção, e tais atos podem ser direcionados repetidamente contra alvos específicos.

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Atualmente várias escolas desenvolveram uma prática de tolerância zero contra as práticas de bullying, seja punindo os agressores com punições mais severas como expulsão, ou retirando práticas antes vistas como normais como o famoso “trote”, uma espécie de iniciação que era realizada nos calouros. 

Entretanto, ainda que tenha evoluído em algumas questões, outras permanecem aparentemente sem solução e tem se mostrado um desafio para as autoridades educacionais do país. 

Como Fazer Uma Redação Sobre Violência Nas Escolas?

Não há nenhum mistério em elaborar uma redação sobre violência nas escolas, uma das grandes dicas é ler bastante sobre o assunto, assim você terá conteúdo para descrever sobre o tema. 

A redação é composta por: 

INTRODUÇÃO:

Faça um pequeno resumo sobre o que pretende falar ao longo do texto, ou uma breve contextualização sobre o tema.

DESENVOLVIMENTO:

Momento de descrever livremente sobre o assunto, mas lembre-se de que há uma limitação de linhas, cuidado para não se perder nos devaneios. 

CONCLUSÃO:

Momento de finalizar o texto, seja breve e conciso em seu encerramento.

Na hora de elaborar uma redação há uma certa liberdade para o estudante se expressar da maneira que achar mais conveniente, desde que siga a estrutura básica e atenda aos requisitos. Mas, caso você precise de ajuda pode contar com os profissionais experientes do MyStudybay. 

Basta entrar em contato e explicar qual é a sua dúvida. Após, um profissional experiente irá responder a sua dúvida com a melhor solução possível. Além disso, na plataforma você encontra uma série de artigos e conteúdos que podem auxiliar você estudante.

O Que Podemos Fazer Para Melhorar o Cenário Educacional?

Enquanto não encontramos uma solução de longo prazo e que sirva para todos os cenários possíveis, cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte para contribuir para um ambiente escolar mais harmonioso, através de medidas simples, como:

Respeitar os professores;
Respeitar os colegas de classe;
Não praticar atos de violência;
Auxiliar com medidas de prevenção;
Promover debates e palestras educacionais e de orientação não só nas escolas, mas em toda a comunidade. 

São atos simplórios, mas que trazem um impacto de longo prazo. O importante é cada um contribuir para um ambiente harmonioso. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, um abraço e até a próxima.

Top News