Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/08/2021 as 10:00am

Parentes de brasileiros legalizados nos EUA reclamam da demora da emissão de vistos

Alguns parentes de brasileiros que moram legalmente nos Estados Unidos estão a reclamar da...

Parentes de brasileiros legalizados nos EUA reclamam da demora da emissão de vistos Aline Anunciato e Kael mantém um casamento à distância por causa do visto

Alguns parentes de brasileiros que moram legalmente nos Estados Unidos estão a reclamar da lentidão do consulado norte-americano no processo de emissão do visto. De acordo com eles, os Vistos F2 – categoria de visto destinado aos cônjuges, filhos menores e adultos dos “residentes permanentes legais” (LPR) -, têm tido um processo muito mais demorado do que quem tenta outro tipo de visto.

O Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, responsável pela emissão dos vistos, admitiu a demora e alegou que a pandemia é uma das grandes causadoras desta lentidão.

O site G1 divulgou algumas histórias de brasileiros que passam por este problema. Uma delas é Aline Anunciato, de 36 anos. Ela, que é especialista em finanças e administração, tinha um visto de estudante quando conheceu o marido, Kael Teodorowicz, de 39 anos. Eles começaram a namorar e se casaram em julho de 2018. “Ele já trabalhava e morava nos EUA, já tinha visto de LPR. Fiquei mais um mês com ele depois do casamento e tive que voltar para o Brasil. Como meu esposo não é cidadão norte-americano, não pude realizar o processo nos EUA, tive que vir e tentar o visto F2A, que contempla quem é casado com um LPR, mas até agora nada”, disse ela.

Ela iniciou o processo ainda em 2018, mas depois veio a pandemia em 2019 e o fechamento das fronteiras dos países. Em abril de 2020, o governo de Donald Trump suspendeu a concessão de vistos para imigrantes, o que só deixou de existir com a chegada do governo de Joe Biden em 2021. O retorno da emissão das permissões para entrar em solo americano começou em fevereiro deste ano, quando Aline achou que finalmente seria contemplada.

História parecida com a de Taciany Schasiepen, de 29 anos. Ela já namorava com Rodolfo Schasiepen, de 25 anos, antes dele se mudar para os Estados Unidos para trabalhar com o pai por lá. Como é filho de americano, o visto de Rodolfo saiu rápido, em 2018 mesmo, quando iniciou o processo, mas o de Taciany está desde abril de 2019 em andamento.

Taciany diz ainda que faz parte de um grupo de whatsapp com mais de 30 pessoas, e que tem gente que espera pela entrevista no consulado para conseguir o visto há muito mais tempo.

Além de todos esses entraves, Michelle García Cruz, de 41 anos, vê ainda sua filha Melissa, de 6 anos, crescer longe do pai, o cubano Jorge Luiz Garcia Cruz, de 53 anos, que é um LPR nos EUA.

Michelle e Jorge se conheceram no Brasil quando ele trabalhava no programa Mais Médicos. Eles moraram juntos, tiveram Melissa em 2015 e, no final de 2016, Jorge foi para os Estados Unidos. Em setembro de 2018, Michelle – já casada -, deu entrada em seu processo para imigrar. Com ajuda de advogados de uma ONG, ela ficou sabendo que a conclusão do processo deveria durar em média dois anos.

O processo está aprovado desde novembro de 2020, mas a tão sonhada entrevista ainda não aconteceu. Nesse meio tempo, os consulados do mundo todo pararam de emitir vistos por causa do decreto de Trump, por causa da pandemia e lá se vão quase três anos separada do marido.

Michelle, Jorge e Melissa, separados por um aeroporto e um visto

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983.

SEGUROS- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App - (978) 212-9641- Office. Email: insurance@glopes.org

Top News