Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/09/2021 as 11:00am

Após 11 de setembro, alguns encontraram consolo por ajudar outros

Diane Coxe não podia acreditar no que estava vendo. Ela estava atrasada para seu trabalho em um...

Após 11 de setembro, alguns encontraram consolo por ajudar outros Diane Coxe nunca se esquece de como passou a noite do 11 de Setembro

Diane Coxe não podia acreditar no que estava vendo. Ela estava atrasada para seu trabalho em um escritório de advocacia no World Trade Center. Acabando de sair do metrô, ela viu um avião bater contra a torre norte. “Por um momento, eu pensei, ‘Devem estar filmando algo’”, disse ela. “Eu não achei que estivesse realmente acontecendo”.

No caos que se seguiu, Diane nem se lembra de como chegou em casa. No entanto, mesmo vinte anos mais tarde, ela nunca se esquece de como passou aquela noite. “Eu chorei muito e orei muito” disse ela.

Ela obteve alívio ao contatar outros que estavam sofrendo assim como ela. Essa mãe de dois filhos, de Uniondale, New York, disse o seguinte sobre compartilhar palavras consoladoras da Bíblia: “Isso foi como um remédio para mim”.

Como Testemunha de Jeová, ela já participava de um ministério por vários anos. Mas esse ministério agora assumiu um aspeto novo, para ela e para muitos outros. “O que eu compartilhava com os meus vizinhos fortalecia minha própria esperança sobre o futuro e me ajudou a lidar com meus próprios sentimentos”, disse ela.

Pesquisas psicológicas indicam que ajudar outros já está há muito tempo associado ao próprio bem-estar emocional. O livro “The Healing Power of Doing Good: The Health and Spiritual Benefits of Helping Others” [O poder curativo de fazer o bem: os benefícios na saúde física e espiritual de ajudar os outros] descreve efeitos “poderosos”, mesmo para os que oferecem ajuda quando eles mesmos passaram por traumas.

Os muitos voluntários que ajudaram no Ponto Zero sabem o que é o trauma. Roy Klingsporn, de Brooklyn, que foi voluntário no Ponto Zero quase todos os dias por dois meses, lembra-se de certa ocasião em que se aproximou de um homem que estava sentado num carrinho de golfe perto do necrotério improvisado no local.

Roy, que agora mora em Fort Lauderdale, Flórida, relatou: “Quando perguntei como ele estava, ele começou a chorar. Ele disse: “Estou cansado de ficar recolhendo pedaços de corpos humanos”.

Logo após os ataques, as Testemunhas de Jeová tinham equipes que passavam várias horas cada dia na Baixa Manhattan, com suas Bíblias em mãos, consolando a todos, inclusive as famílias das vítimas e os socorristas, que batalhavam com exaustão física e emocional. Foi uma obra que alterou a maneira da organização abordar catástrofes. Um ministério de consolo organizado agora faz parte integrante de sua resposta aos desastres naturais e até mesmo à pandemia.

Relembrar os dias angustiantes que passou como um desses voluntários perto dos restos fumegantes das Torres Gêmeas ainda desperta sentimentos profundos em Robert Hendriks.

“Eu fiquei muito afetado e foi extremamente difícil para mim, mas os rostos das pessoas que passavam na rua diziam tudo”, disse Robert, agora porta-voz das Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos. “Elas precisavam de consolo e a melhor coisa que eu podia fazer por elas era lhes dar um abraço e ler um texto da Bíblia”.

Os acontecimentos de 11 de setembro de 2001 abriram velhas feridas para Brown “Butch” Payne, trazendo de volta memórias vívidas do tempo de guerra que esse veterano do Vietnã havia tentado esquecer.

Observando do seu apartamento no East Village, Butch viu uma multidão de pessoas frenéticas correndo para o norte da Baixa Manhattan. “Essa visão despertou muitas emoções em mim”, disse ele. “Isso me abalou profundamente”.

Butch sentiu alívio ao prestar ajuda da melhor maneira que sabia. Ele disse: “Compartilhar a mensagem de esperança da Bíblia suavizou o golpe para mim”.

Servir como um ombro sobre o qual chorar também trouxe consolo para Roy. “Foi gratificante ajudar minha comunidade”, disse ele.

Duas décadas mais tarde, Diane continua encontrando consolo ao ajudar outros — agora conversando com vizinhos estressados devido à pandemia, ao passo que lida com a morte de sua irmã em fevereiro.

“O ministério sempre acalma o meu coração, independente do trauma com o qual tenho de lidar,” disse ela, embora agora o faça por meio de cartas e telefonemas, em vez de ir de porta em porta. Em março de 2020, as Testemunhas de Jeová interromperam sua pregação em pessoa, devido à pandemia.

Butch pensa da mesma maneira. Em 2016, após 50 anos de casamento, ele perdeu sua amada esposa para o câncer. Nos dias em que sua dor é insuportável, Butch escreve cartas sinceras que levantam o ânimo de seus vizinhos — e o seu próprio também. Ele compartilha textos da Bíblia e recursos que o ajudaram, como artigos sobre como lidar com traumas e perdas no jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová.

Ele disse: “Incentivar outros a pensar no futuro me ajuda a fazer o mesmo”.

Brown “Butch” Payne lemrbou das memórias vívidas do tempo de guerra quando atuou na guerra do Vietnã
Roy Klingsporn foi voluntário no Ponto Zero

 


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Fonte: Texto: Henry Wurfbain

Top News