Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/09/2021 as 6:00pm

Mulher compra casa em Newark (NJ), mas um "cidadão soberano" troca as fechaduras

A compradora do imóvel foi vítima de um estratagema conhecido como "terrorismo de papel", uma tática favorita de um grupo extremista que é um dos que mais crescem

Mulher compra casa em Newark (NJ), mas um “Os mouros afirmam tratar da libertação e oportunidade dos negros, e da edificação dos negros”, disse Shanitta Little. “Mas ele está literalmente me oprimindo e tomando o que é meu como uma mulher negra”

As cartas com aparência oficial começaram a chegar logo depois que Shanetta Little comprou a linda casa no estilo Tudor na Ivy Street em Newark (NJ). Com um selo dourado, em linguagem legalista, os documentos afirmavam que um obscuro tratado do século 18 dava ao remetente o direito de reivindicar a nova casa como sua. Ela descartou as cartas como uma farsa.

Posteriormente, foi com surpresa que Little se viu em seu quintal na Ivy Street em uma tarde de junho enquanto uma equipe da SWAT da polícia negociava com um homem que havia arrombado, trocado suas fechaduras e pendurado uma bandeira vermelha e verde em sua janela. Ele alegou ser um "cidadão soberano" de um país que não existe e para o qual as leis dos EUA não se aplicam.

Little foi vítima de um estratagema conhecido como terrorismo de papel, uma tática favorita de um grupo extremista que é um dos que mais crescem, de acordo com especialistas do governo e organizações de vigilância. Conhecido como o movimento do cidadão soberano mouro, e vagamente baseado em uma teoria de que os negros são cidadãos estrangeiros limitados apenas por sistemas legais misteriosos, ele incentiva seus seguidores a violar as leis existentes em nome do empoderamento. Especialistas dizem que isso atrai pessoas marginalizadas com a falsa promessa de que elas estão acima da lei.

O homem que entrou em sua casa, Hubert John, de Los Angeles (CA), foi preso no dia 17 de junho e acusado de fraude, roubo, invasão criminosa e ameaças terroristas. Os promotores públicos em New Jersey estão se preparando para levar o caso a um grande júri, de acordo com Katherine Carter, porta-voz da Promotoria de Essex County. O réu foi solto ao pagar sua própria fiança.

Entretanto, as cartas estranhas declarando que a casa de Little não é dela ainda chegam. Elas chegam em papel timbrado consular falso usando o nome Lenapehoking do Império Marroquino Al na República do Estado de New Jersey. Lenapehoking era a terra entre a cidade de Nova York e a Filadélfia que inclui New Jersey e era o lar da tribo indígena Lenape antes de ser invadida por colonos europeus. John e seu grupo se autodenominam mouros.

“Os mouros afirmam tratar da libertação e oportunidade dos negros, e da edificação dos negros”, disse Little em uma entrevista. “Mas ele está literalmente me oprimindo e tomando o que é meu como uma mulher negra”.

No verão passado, o movimento mouro explodiu à vista do público, depois que Little postou relatos virais de TikTok sobre sua provação e quando a polícia deteve membros de uma ramificação militante do grupo em uma rodovia de Massachusetts. Esse subgrupo, conhecido como "Rise of the Moors", travou um impasse com a polícia por mais de 9 horas, alegando que, por serem cidadãos soberanos, a aplicação da lei não tinha autoridade para detê-los. Ninguém ficou ferido; 11 pessoas foram presas e acusadas de porte ilegal de armas de fogo e munições, entre outros crimes.

Cada vez mais, em todo os EUA, os cidadãos soberanos têm entrado em conflito com as autoridades em sua insistência de que leis como a exigência de pagar impostos, obedecer aos limites de velocidade e até mesmo obter, digamos, uma licença para um cão de estimação não se aplicam para eles.

As pessoas que afirmam ser cidadãos soberanos mouros acreditam que estão vinculadas principalmente à lei marítima, não à lei dos locais onde vivem, disse Mellie Ligon, uma advogada e autora de um estudo sobre o seu impacto no sistema judicial no Direito Internacional de Emory Análise.

Inicialmente adotada por grupos de supremacia branca, a ideologia do cidadão soberano surgiu pela primeira vez nos EUA na década de 1970, de acordo com o Southern Poverty Law Center. O movimento parece ter ganhado popularidade na década de 1990, inspirada em parte pela ideologia da identidade negra de um grupo religioso de nome semelhante, o Moorish Science Temple of America, que rejeita o movimento de cidadãos soberanos.

Quando Jordan Fainberg, um corretor de imóveis em Bethesda, Maryland, visitou uma mansão que estava vendendo para seu dono em 2013, ele ficou surpreso ao encontrar dentro um homem chamado Lamont Butler que disse ser o verdadeiro proprietário, com a papelada que fazia referência ao Convenção de Viena sobre Relações Consulares e um tratado de paz de 1700 entre o sultão de Marrocos e os EUA. Butler foi preso e condenado por vários crimes.
“Foi a coisa mais bizarra do mundo”, disse Fainberg recentemente. “Era apenas alguém dizendo que o céu era roxo quando todos sabem que é azul”.

No Tribunal do Circuito de Montgomery, Butler continuou a reivindicar seus direitos como mouro. O juiz Terrence McGann não concordou: “De acordo com o seu conjunto de regras, toda casa está disponível, você é dono de todos os Estados Unidos, é dono dos oceanos, é dono do que quiser”, disse ele, segundo relatos. “E não é assim que uma sociedade livre e ordeira funciona”.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: Leonardo Ferreira

Top News