Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/03/2022 as 8:30am

Dos esportes às artes: brasileiros que conseguiram destaque nos EUA

Viver nos Estados Unidos e ser bem-sucedido no país é o desejo de muitos brasileiros

Viver nos Estados Unidos e ser bem-sucedido no país é o desejo de muitos brasileiros – segundo o Itamaraty, pouco mais de 1,7 milhão de pessoas nascidas no Brasil vivem em solo norte-americano. Para alguns, o país não é necessariamente um lar, mas onde obtiveram maior êxito em suas carreiras.

No caso de esportes e das artes, há incontáveis casos de brasileiros que fizeram muito sucesso nos Estados Unidos, e lembramos abaixo alguns deles – inclusive quem ainda brilha bastante na terra do Tio Sam.

Esportes

Paulista Cairo Santos é um dos destaques em sua posição na NFL. Foto: Divulgação/NFL Brasil

O esporte é uma grande porta de entrada para brasileiros nos Estados Unidos, e onde muitos se consagraram. Um dos primeiros a puxar a fila foi Pelé, que defendeu o New York Cosmos na década de 70. Porém, são outros os esportes em que os brasileiros mais se destacaram.

Na NBA, por exemplo, nomes como Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão estão entre os grandes destaques – os dois últimos chegaram a ser campeões da maior liga de basquete do mundo defendendo Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, respectivamente. Atualmente, a competição conta com os brazucas Didi Louzada (Portland Traik Blazers) e Raul Neto (Washington Wizards).

Na NFL, liga de futebol americano, não há como deixar de citar o kicker Cairo Santos, um dos destaques em sua posição, que atualmente defende o Chicago Bears. Quem também tenta a sorte é Leandro Santos, que realiza testes para ingressar na competição. Já na MLB, liga de beisebol, quem mais se destacou foi Yan Gomes, campeão com o Washington Nationals, em 2019, e atualmente no Chicago Cubs.

Os Estados Unidos também são o centro do poker mundial, e muitos brasileiros já brilharam em torneios por lá, como o curitibano Yuri Dzivielevski. Embora seja mais conhecido por sua performance online e nos ensinamentos – inclusive já  deu uma aula sobre o esporte na Twitch do partypoker, empresa que o patrocina –, o jogador foi campeão do World Series of Poker, principal torneio do planeta em 2019, na cidade de Las Vegas.

Já no mundo das lutas, não há como deixar de citar os inúmeros brasileiros que já forma campeões do UFC e vivem nos Estados Unidos até hoje, como Anderson Silva, Vitor Belfort e Glover Teixeira – atual detentor do cinturão dos meio-pesados da organização. No feminino, a baiana Amanda Nunes, campeã peso-pena e considerada uma das maiores lutadoras da história, é o grande destaque.

Fechando a vasta lista de esportistas brasileiros que brilharam nos Estados Unidos, Hélio Castroneves é um dos grandes pilotos da história da Fórmula Indy, principal categoria de automobilismo da terra do Tio Sam. O paulista já venceu a prova mais tradicional da competição, as 500 milhas de Indianápolis, em quatro oportunidades, a última delas no ano passado, se tornando o maior vencedor da prova.

Hollywood

Poucos brasileiros brilharam tanto em Hollywood quando Rodrigo Santoro. Foto: Reprodução

Maior referência do cinema mundial, Hollywood também é um bom exemplo de como brasileiros podem se destacar nos Estados Unidos. Um dos maiores casos de sucesso é Rodrigo Santoro, que saiu das novelas na TV brasileira para estrelar dezenas de filmes internacionais, como “300”, “Golpe Duplo”, “O Último Desafio” e “Ben-Hur”, além do seriado “Westworld”, da HBO.

Quem também vem ganhando cada vez mais espaço é Wagner Moura, que após seu sucesso como Pablo Escobar na série “Narcos”, da Neteflix, recentemente estrelou filmes como “Sergio” e “The Gray Man”.

Entre as mulheres, destaque para Alice Braga, que estreou em Hollywood há 16 anos, com o filme “Journey to the End of the Night”, e Morena Baccarin, que nasceu no Rio de Janeiro mas fez toda sua carreira nos Estados Unidos, participando da franquia “Deadpool” e de séries como “V”, “The Mentalist” e “Gotham”.

Broadway

Paulo Szot é o principal rosto brasileiro nos palcos de NY. Foto: Divulgação/Broadway

Não são apenas os atores brasileiros de cinema e TV que conseguem destaque nos Estados Unidos – e a Broadway é um exemplo disso. Foi lá que o paulista Paulo Szot construiu sua carreira nos palcos de Nova York. Por sua atuação no musical “South Pacific”, foi premiado em 2008 com o Tony Award, o principal prêmio do teatro norte-americano. Ele também faz parte do elenco de Chicago, que atualmente está em cartaz no Brasil.

Quem também saiu do país para brilhar nos palcos de Nova York foi a carioca Raiane Cantisano, que ostenta uma brilhante carreira nos palcos norte-americanos em peças como "Élèphant" e "Raft of The Medusa", além de alguns filmes.

Artes plásticas

Romero Britto vive nos EUA desde a década de 80. Foto: Divulgação

Ainda no mundo das artes, quem mais fez sucesso nos Estados Unidos foi Romero Britto. Pernambucano de nascimento, o pintor e escultor vive em Miami há mais de 30 anos e por lá consolidou seu trabalho, incorporando sua arte em campanhas de empresas como Absolut, Disney, Pepsi, Microsoft e Audi, além de diversas obras públicas no estado da Flórida.

A paraibana Soco Freire também é uma representante das artes plásticas brasileiras a emplacar diversas galerias e exibições nos Estados Unidos. A desenhista é filha de Pedro Martins e desenvolveu todo seu trabalho com um traço fino que marca toda sua obra.

Top News