Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/11/2022 as 3:00pm

Começa julgamento de ex-diretor acusado abusar sexualmente de detentas na Califórnia

Da redação O ex-diretor de uma prisão feminina federal conhecida como "clube do estupro",...

Da redação

O ex-diretor de uma prisão feminina federal conhecida como "clube do estupro", onde as detentas foram atormentadas por abusos, foi a julgamento na segunda-feira, dia 28, acusada de molestar e forçar as presas a ficarem nuas em suas celas.

Ray J. Garcia, que se aposentou depois que o FBI encontrou fotos nuas de detentas em seu telefone no ano passado, está entre os cinco trabalhadores acusados ​​de abusar de presas na instituição correcional federal em Dublin, Califórnia, e o primeiro a ir a julgamento.

O julgamento começou na segunda-feira no tribunal federal de Oakland, com os promotores detalhando as evidências que, segundo eles, mostrariam que o abuso de Garcia a várias presas seguiu um padrão que começou com elogios e promessas de transferência para prisões de segurança inferior e escalou para encontros sexuais.

Garcia, 55, se declarou inocente. Se condenado, ele pode pegar até 15 anos de prisão.

Uma investigação da Associated Press em fevereiro revelou uma cultura de abuso e encobrimento que persistiu por anos na prisão. Essa reportagem levou a um maior escrutínio do Congresso e a promessas do Bureau of Prisons de que resolveria problemas e mudaria a cultura na prisão.

Garcia é acusado de abusar de três presidiárias entre dezembro de 2019 e julho de 2021, mas os jurados puderam ouvir até seis mulheres que dizem que ele as apalpou e disse para posarem nuas ou com roupas provocantes. A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, disse que os promotores podem convocar três acusadores adicionais como testemunhas, mesmo que suas alegações não façam parte do indiciamento de Garcia.

Uma das mulheres testemunhou na segunda-feira que começou a desenvolver sentimentos românticos por Garcia e que seu primeiro encontro sexual foi no banheiro da área de visitantes da prisão. Ela, cujo trabalho na prisão era limpar a sala de visitas, relatou que Garcia disse a ela que sabia de várias partes da área de visitação que não seriam capturadas por câmeras de vigilância.

"Senti que ele se importava comigo e me amava", disse a mulher, com a voz embargada.

Ela disse que no início Garcia era "muito doce", mas acabou se tornando "muito pornográfico, muito vulgar".

Ela testemunhou que a primeira relação sexual aconteceu no banheiro da sala de visitas e que ela estava em estado de choque e não sabia o que pensar. "Eu não podia acreditar que estava acontecendo, mas senti que ele me amava e se importava comigo e eu queria fazê-lo feliz", disse ela.

A mulher disse que encontros sexuais semelhantes entre ela e Garcia aconteceram na sala de visitas e em um depósito enquanto outros funcionários da prisão ou presidiários estavam por perto.

O advogado de Garcia argumentou que não havia vídeo de vigilância capturando a suposta má conduta sexual. Funcionários sindicais reclamam há muito tempo que a prisão tem um número inadequado de câmeras. "As evidências não mostrarão um único vídeo de nenhum desses supostos eventos", disse o advogado de defesa de Garcia, James Reilly. Nos documentos do tribunal, a defesa argumentou que o acusado tirou fotos de uma detenta porque queria documentação de que ela estava violando a política ao ficar nua.

Garcia também é acusado de ordenar às presidiárias que se despissem para ele enquanto fazia suas rondas e de mentir para agentes federais que lhe perguntaram se ele já havia pedido a elas que focassem nuas para ele ou se havia tocado inadequadamente em uma delas.

Top News