Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/12/2022 as 1:30pm

5 Vantagens de morar em Portugal

Morar em Portugal tem se tornado cada vez mais o sonho de muitos brasileiros.


Morar em Portugal tem se tornado cada vez mais o sonho de muitos brasileiros. Os motivos e os sonhos que os levam a isso, claro, variam, mas a busca por uma vida melhor e com mais qualidade é um consenso. Há, até mesmo, brasileiros que buscam fazer aulas de português para se familiarizar com as diferenças do idioma falado do outro lado do Atlântico.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens de morar em Portugal para que você possa conhecê-las melhor. Quem sabe se este também não se torna um desejo seu?

 

1- Qualidade de vida

Seja pela sua saúde, educação, mercado de trabalho ou segurança, Portugal é reconhecido pela sua qualidade de vida muito maior do que a maioria dos brasileiros encontram em solo natal.

O sistema de saúde e educação públicos em terras lusitanas não é totalmente de graça, ao contrário do Brasil. No entanto, esses sistemas funcionam muito melhor e, mesmo pagos, contam com preços acessíveis e proporcionais à renda de cada família.

Por exemplo, uma pessoa que resida em Portugal terá que pagar por cada procedimento realizado em um hospital público, seja uma consulta, exame ou cirurgia. Pode parecer estranho num primeiro momento, afinal, se o hospital é público, porque alguém deveria pagar para utilizá-lo? Mas a surpresa inicial, garantimos, logo passa. Quando perceber que os preços são acessíveis e a qualidade do serviço é infinitamente superior a do Brasil, você ficará até feliz em ter que desembolsar uma certa quantia.

 

2- Segurança

Tudo bem, a segurança está dentro da vantagem da qualidade de vida, sabemos. Mas ela merece um destaque à parte. Isso porque Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo segundo o Global Peace Index (GPI), índice internacional que verifica a segurança de todos os países do mundo.

Além de ser o terceiro colocado, na Europa toda ele fica em segundo lugar, sendo superado apenas pela Islândia! Para se ter uma ideia de comparação, neste mesmo índice, o Brasil ocupa a posição de número 126.

Sabemos que a segurança é um ponto muito sensível na vida dos brasileiros, já que a violência é parte do cotidiano e uma constante ameaça a todos. Por isso mesmo, decidimos ressaltar esta vantagem de morar em Portugal.

 

3- O clima é uma delícia!

Se você sonha em morar na Europa mas morre de medo do frio intenso que acomete a maioria dos países de lá, Portugal pode ser a solução para seus problemas. Isso porque, apesar de também fazer frio, o inverno dificilmente tem temperaturas abaixo dos 4°C. Pode parecer pouco, mas faz toda diferença quando comparado a países em que as temperaturas negativas são constantes nesta estação do ano.

Além disso, se você optar por morar na região sul de Portugal, poderá desfrutar de um clima mediterrâneo ainda mais agradável: no inverno as temperaturas podem atingir 18°C, uma realidade muito parecida com a do Brasil. Há mesmo quem diga que Portugal é o país com o melhor clima do mundo!

 

4- Gastronomia

Quem não gosta de saborear uma boa comida, não é mesmo? Portugal é berço de uma gastronomia rica, diversa e maravilhosa. Segundo a revista Forbes, o país está entre os melhores destinos gastronômicos da Europa, com destaque para a região do Douro, ao norte do país, que possui pratos tradicionais admirados internacionalmente.

E como todo brasileiro, provavelmente você já teve a oportunidade de degustar por aqui algum prato típico lusitano, como o bolinho de bacalhau, o pastelzinho de belém e até mesmo um belo vinho do porto. Imagine só ter a oportunidade de saborear esses e muitos outros pratos e bebidas em seu país de origem? Demais!

 

5- Cultura

Para os amantes da cultura, Portugal é um país que respira arte e história em cada esquina. Com quase 1000 anos a mais de existência que o Brasil enquanto nação independente, cada região de Portugal conta com cultura, tradição e folclore próprios. Por isso mesmo, a cada novo lugar visitado, uma boa surpresa pode aparecer.

Além disso, o país conta com um significativo número de imigrantes que trazem suas culturas e costumes, expressando-as no cenário artístico, cultural e gastronômico lusitano.

Top News