Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/01/2023 as 6:00pm

Presidente mexicano agradece a Biden por não construir mais muro na fronteira e pede anistia a imigrantes

Biden visitou a fronteira no domingo, sua primeira viagem foi local como presidente.


Conferência aconteceu na cidade do México

Na terça-feira, dia 10, o presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, elogiou o presidente Joe Biden, por ser o primeiro líder dos Estados Unidos "em muito tempo" que não construiu nenhum muro adicional na fronteira com o México. Ao mesmo tempo em que fez os elogios, ele pressionou por uma anistia para imigrantes mexicanos que vivem ilegalmente no país.

"Você é o primeiro presidente dos Estados Unidos em muito tempo que não construiu nem um metro de muro", disse Obrador a Biden na Cúpula de Líderes Norte-Americanos que aconteceu na Cidade do México. "E agradecemos por isso, senhor, embora alguns possam não gostar, embora os conservadores não gostem", acrescentou.

A administração Biden interrompeu o projeto da era Trump de construir um muro ao longo da fronteira sul - dos quais mais de 400 milhas foram construídas durante a administração anterior.

Biden, que fez campanha contra o muro, interrompeu a construção imediatamente após assumir o cargo - com materiais inicialmente sendo deixados ao lado de segmentos inacabados do muro fronteiriço.

O governo Biden e os democratas do Congresso consideraram o muro caro e ineficaz, bem como um sinal de xenofobia. No entanto, com uma crise imigratória que explodiu logo após a posse de Biden, os críticos dizem que o fim da construção do muro foi uma das várias medidas políticas que alimentaram o problema.

Foram detidos mais de 1,7 milhão de imigrantes no ano fiscal de 2021, e esse número aumentou para mais de 2,3 milhões no ano fiscal de 2022. Os dados dos primeiros meses do ano fiscal de 2023 ultrapassaram até agora o mesmo período do último ano fiscal.

O governo Biden suavizou um pouco sua posição sobre o muro, em 2021, anunciando que preencheria uma série de lacunas em Yuma, Arizona. A construção desse projeto começou esta semana e deve ser concluída no próximo verão.

O governo enfatizou a cooperação com os países do Hemisfério Ocidental, incluindo o México, como uma das chaves para acabar com a crise imigratória – particularmente no combate às "causas profundas" da crise, como a pobreza e a corrupção na América Central.

Na semana passada, Biden anunciou que o México concordou em aceitar o retorno de imigrantes cubanos, haitianos e nicaraguenses sob a ordem de saúde pública conhecida como Título 42. Ao mesmo tempo, os EUA expandirão um programa de liberdade condicional humanitária para permitir que 30.000 desses cidadãos, bem como venezuelanos, entrem no país, desde que não tenham atravessado ilegalmente e tenham um patrocinador.

Biden visitou a fronteira no domingo, sua primeira viagem foi local como presidente. "No caminho para cá, parei em El Paso, Texas, para ver a situação com meus próprios olhos e me encontrar com as autoridades de segurança da fronteira dos EUA", disse ele na terça-feira. “Isso está colocando uma pressão real nas comunidades, tanto no México quanto nos Estados Unidos”, destacou.

Biden também renovou os apelos para que o Congresso aprove um amplo projeto de lei de reforma da imigração que até agora não obteve nenhum apoio republicano devido à inclusão de uma anistia rápida para milhões de imigrantes indocumentados.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

Gostaria de cuidar de sua saúde mental? Com alguém que fala sua língua e entende a jornada que você passou até aqui como imigrante? Eu posso te ajudar! Priscila de Sousa- psicóloga e performance coach, brasileira e mora em New York City há mais de 13 anos pode te ajudar. Atendimento presencial e on-line! Marque agora uma consulta experimental sem compromisso. Ligue: (917) 539-2508

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Somente para residentes de NJ- US$225 por mês para comprar produtos e remédios sem receita médica e mantimentos. Obtenha o cartão pré-pago ele é gratuíto. Este é apenas um dos muitos benefícios extras que você pode ter com o UnitedHealthcare Dual Complete® ONE (HMO D-SNP). Veja se você pode obter este plano. Ligue hoje para: Izabella Rodrigues – Falo Português. GOLDEN SOUL AGENCY LLC. Agente Licenciada: 973-281-7876, TTY 711. Email: izabellar@goldensoulagency.com – site: UHCCommunityPlan.com/NJ

 

Top News