Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/02/2023 as 7:00pm

Legisladores discutem lei para expandir os recursos estaduais em vários idiomas em Massachusetts

De acordo com as informações, ela expandiria muito a disponibilidade de recursos em idiomas diferentes do inglês nas agências estaduais voltadas para o público, como MassHealth, o Departamento de Crianças e Famílias (DCF, sigla em inglês) e o Departamento de Assistência ao Desemprego.


Elizabetgh Sweet, da MIRA, destaca importância do projeto

Um grupo de legisladores e ativistas pelos direitos dos imigrantes com a Coalizão Mass Speaks e pessoas diretamente afetadas estão pressionando pela aprovação da Lei de Acesso e Inclusão de Idiomas.

De acordo com as informações, ela expandiria muito a disponibilidade de recursos em idiomas diferentes do inglês nas agências estaduais voltadas para o público, como MassHealth, o Departamento de Crianças e Famílias (DCF, sigla em inglês) e o Departamento de Assistência ao Desemprego.

Em um comunicado de imprensa conjunto, os defensores afirmam que o projeto de lei é extremamente necessário em Massachusetts, onde um em cada 10 residentes tem inglês limitado. “Tenho orgulho de reapresentar nosso projeto de lei relativo ao acesso e inclusão de idiomas, que exigirá que as agências estaduais voltadas forneçam serviços robustos de tradução e intérprete”, disse o Deputado Adrian Madaro (D-East Boston). “Pessoas com proficiência limitada em inglês e pessoas surdas ou com deficiência auditiva contribuem para a vitalidade de nossa comunidade. Quer você se candidate a um ID ou precisa de garantia de seguro-desemprego, todos merecem acesso ao governo, independentemente do idioma que falam”, destacou.

Introduzida pelo senador Sal DiDomenico (D-Everett) pelos deputados Madaro e Carlos González (D-Springfield), a Lei de Acesso e Inclusão de Idiomas exigiria que as agências estaduais voltadas para o público fornecessem serviços de interpretação e traduzissem documentos vitais em idiomas diferentes do inglês.

De acordo com o comunicado de imprensa, o projeto de lei importa padrões mínimos de acessibilidade de linguagem, cultivaria as melhores práticas e garantiria a capacidade e o treinamento da equipe nas agências em relação ao público. Além disso, criaria um conselho consultivo com representantes de comunidades limitadas de língua inglesa, surdos ou com deficiência auditiva e grupos comunitários/prestadores de serviços jurídicos para ajudar as empresas a implementar a lei. “O acesso ao idioma é fundamental para o bem-estar da vida cotidiana de muitas pessoas que vivem em nossa comunidade”, disse o senador DiDomenico. “Residentes que não falam inglês merecem ter acesso igual a todos os serviços governamentais, desde informações de saúde pública até educação, desemprego e recursos mais cruciais”, acrescentou.

O deputado González disse que é um trabalho essencial do governo garantir que todos os cidadãos sejam igualmente atendidos. “A legislação expandiria o acesso a imigrantes, não nativos de língua inglesa e comunidades que adotam o inglês como segunda língua”, disse ele. “Seria um passo significativo para aumentar a equidade na forma como a Commonwealth fornece serviços para todos os residentes, independentemente de sua primeira língua”, continuou.

A Lei de Acesso e Inclusão de Idiomas foi introduzida pela primeira vez em 2021 pelo senador DiDomenico, o deputado Madaro e o deputado González. O projeto de lei recebeu 25 co-patrocinadores na Câmara e no Senado e foi relatado favoravelmente pelo Comitê Conjunto de Administração Estatal e Supervisão Regulatória.

Georgia Katsoulomitis, diretora executiva do Massachusetts Law Reform Institute, disse que essa legislação garantiria que todos na Commonwealth tivessem a oportunidade de prosperar e ter sucesso.

“Por muito tempo, as barreiras linguísticas nas agências estatais e outras instituições públicas resultaram na negação dos direitos do devido processo legal, serviços e apoios importantes e na perda de oportunidades”, disse.

Deborah Silva, diretora executiva do Massachusetts Appleseed Center for Law and Justice, classificou como “inaceitável” a falha das agências estaduais em atender às necessidades de linguagem de todos os residentes. “Para famílias já vulneráveis, que enfrentam sérios problemas que ameaçam desestabilizar suas vidas e tentam navegar por complicados sistemas de governo, as barreiras linguísticas se tornam um obstáculo intransponível que as impede de acessar a ajuda de que precisam”, disse ela. “Desde famílias que lutam para manter comida na mesa até pais que perdem permanentemente a custódia de seus filhos, as dificuldades são as mais altas possíveis… é hora de nossos líderes agirem”, seguiu.

Elizabeth Sweet, diretora executiva da Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy (MIRA) Coalition, disse que o estado pode dar um passo importante para capacitar centenas de milhares de residentes imigrantes ao aprovar a Lei de Acesso e Inclusão de Idiomas. “Seja uma família jovem conduzindo seus filhos pelo Departamento de Educação Elementar e Secundária, ou um casal aposentado trabalhando com o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Comunitário, a Lei de Acesso e Inclusão de Idiomas diminuirá as barreiras de comunicação e ajudará muitos a alcançar até mesmo necessidades básicas”, afirmou.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

 

Top News