Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/03/2023 as 8:00am

Músico iraquiano, famoso como “o violinista que desafiou o Estado Islâmico”, visita CT após 5 anos de batalha pelo visto

Em 24 de janeiro de 2017, após uma longa e brutal batalha, as forças iraquianas libertaram Mosul das garras do ISIS


Ameen Mokdad desafiou o Estado Islâmico - CRédito da Foto - Moyasser Nasseer

Sua casa em Mosul foi invadida e seus instrumentos destruídos como parte de uma repressão a toda música e arte. Os invasores ameaçaram cortar seus dedos para sangrar o “demônio” que o fazia tocar e compor música.

Nada disso impediu o músico iraquiano Ameen Mokdad de compor e gravar. Nada disso o impediu de realizar um concerto no topo das ruínas enquanto os projéteis explodiam perto dele. Nada disso o impediu de se tornar o “violinista que desafiou o Estado Islâmico” – um termo cunhado pela Reuters em 2017 em sua cobertura de Mokdad após a libertação de Mosul.

Antes que os combatentes do ISIS descobrissem Mokdad e o colocassem em fuga no final de 2016, ele conseguiu ficar fora do radar por quase dois anos.

Sem o conhecimento deles, ele estava compondo um vasto repertório de música que ampliaria sua história de brutalidade desumana. Ele ocasionalmente conseguia chegar à casa de seu tio, onde havia uma conexão de internet proibida, para enviar suas composições para outros parentes em Bagdá. Ele queria que a verdadeira história dele e de outros como ele em Mosul fosse conhecida através da música, mesmo que ele não tivesse sobrevivido.

Em 24 de janeiro de 2017, após uma longa e brutal batalha, as forças iraquianas libertaram Mosul das garras do ISIS. Ele marchou pela ponte que anteriormente marcava a fronteira das forças de ocupação, tocando violino o tempo todo. Ele começou a se apresentar em meio às ruínas da cidade, mesmo quando as explosões podiam ser ouvidas ao fundo e as tropas armadas o cercavam. Ele havia superado isso e sua missão passou a ser usar sua música para contar sua história e lutar pelos direitos culturais.

Em 2018, Mokdad saiu do Iraque pela primeira vez, cruzando a fronteira com a Turquia. Ele foi trabalhar com um festival de música infantil. Por acaso, seu colega de quarto neste festival era Kevin Bishop, residente em Connecticut.

Bishop é diretor de uma organização de Connecticut chamada Cuatro Puntos, com a missão de edificar músicos que foram silenciados, perseguidos ou sub-representados. Mokdad e Bishop rapidamente se tornaram amigos e resolveram trabalhar juntos para contar a história de Mosul.

Ameen decidiu codificar 18 das canções, escritas durante seus anos escondido do ISIS, em um álbum chamado The Curve. Ele gravou este álbum (de longe) com Bishop e três outros músicos de Connecticut que fazem parte do Cuatro Puntos Ensemble.

O álbum, lançado pela Arkadash Records, catapultou Cuatro Puntos Ensemble e Ameen Mokdad para o top 7% dos artistas mais ouvidos no Spotify até 2022, entre muitos outros prêmios.

Pouco depois de se encontrar em 2018, Bishop também resolveu trazer Mokdad a Connecticut, pessoalmente, para compartilhar sua história e continuar seu trabalho. Eles começaram o árduo processo de obtenção do visto. Um processo que continuou, com muitos fracassos e contratempos, por quase 5 anos.

No outono de 2021, Ameen e Kevin fizeram parceria com o Ekklesia Contemporary Ballet para incorporar a história musical com coreografia de Elisa Schroth. Agora, na primavera de 2023, Ameen Mokdad está finalmente vindo para os Estados Unidos pela primeira vez - especificamente para Connecticut.


A turnê, intitulada Ameen Mokdad's The Curve, o levará por todo o estado para contar sua história - agora com a música não apenas tocada por Mokdad e Hartford's Cuatro Puntos Ensemble, mas com coreografia de dança do Middletown's Ekklesia Contemporary Ballet.
Ele visitará escolas de Connecticut e fará palestras com várias organizações. Também fará terá contato com a New London Community Orchestra para uma versão orquestral completa de sua obra, apresentada em uma turnê grand finale no Garde Arts Centre, em New London, em 15 de junho.

A Curva de Ameen Mokdad consistirá em 10 concertos públicos em 6 cidades em maio e junho. Garanta o seu ingresso no site www.cuatropuntos.org oi www.ekklesiaballet.org 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Top News