Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/12/2023 as 12:00pm

Epidemia de gripe aviária ameaça produção de perus nos EUA

Da redação Uma cepa virulenta da gripe aviária assombra os produtores de aves nos Estados...

Da redação

Uma cepa virulenta da gripe aviária assombra os produtores de aves nos Estados Unidos, com a confirmação de infecções em Dakota do Sul e Minnesota, o maior produtor de perus do país, revelou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta quinta-feira.

A cepa H5N2, capaz de dizimar quase um rebanho inteiro de aves em apenas 48 horas, se espalhou pela primeira vez entre aves em Dakota do Sul. Em Minnesota, um rebanho comercial de 21 mil perus no condado de Nobles foi infectado, resultando na decisão de sacrificar as aves e colocar a granja em quarentena para evitar a propagação do vírus.

O surgimento dessas infecções recentes aumenta as preocupações sobre o impacto potencial na indústria avícola dos EUA. A gripe aviária já levou compradores estrangeiros, incluindo grandes empresas como Tyson Foods Inc, Pilgrim's Pride Corp e Sanderson Farms Inc, a restringir as importações de aves norte-americanas.

Segundo Erica Gunderson, porta-voz do Conselho de Saúde Animal de Minnesota, os surtos geograficamente separados no estado indicam que o vírus não se espalhou de uma fazenda para outra. A suspeita recai sobre aves aquáticas selvagens como transmissoras da doença, apesar de alguns especialistas em vida selvagem questionarem essa hipótese.

Os testes moleculares realizados pelo USDA revelaram que o vírus H5N2 encontrado é quase idêntico aos isolados em patos migratórios. Contudo, a comunidade científica ainda discute se as aves selvagens são, de fato, responsáveis pela disseminação da gripe no Centro-Oeste.

Em resposta à situação, o estado de Minnesota está suspendendo uma zona de quarentena de 10 quilômetros que limitava o movimento de aves ao redor do primeiro caso de gripe H5N2 no Condado de Pope, confirmado em 4 de março. Dois testes subsequentes em aves próximas indicaram a ausência do vírus em outras fazendas, proporcionando um alívio momentâneo aos produtores.

Na Dakota do Sul, a cepa H5N2 foi detectada em um rebanho comercial de 53 mil perus no condado de Beadle, no terço leste do estado. Assim como em Minnesota, as aves serão sacrificadas, e a fazenda será colocada em quarentena. Até o momento, nenhum caso de infecção humana pelo vírus foi relatado, conforme informações do USDA. A indústria avícola agora enfrenta o desafio de conter a propagação da gripe aviária enquanto trabalha para garantir a segurança alimentar e a saúde pública.

Top News