Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/01/2024 as 8:00am

Onda de frio extremo deixa 61 mortos nos Estados Unidos

da redação Desde a semana passada, uma onda de frio extremo tem assolado os Estados Unidos,...

da redação

Desde a semana passada, uma onda de frio extremo tem assolado os Estados Unidos, deixando um rastro de tragédias e histórias de heroísmo. O número de mortos já subiu para 61, e o estado do Oregon, na costa oeste, encontra-se entre os mais atingidos, com termômetros registrando assustadores -40ºC.

Moradores têm enfrentado desafios nunca antes experimentados. Um residente do estado relata que foi a primeira vez que seu carro atolou na neve, enquanto a dona de uma loja de produtos esportivos, no mesmo estado, lamenta que o excesso de neve tenha prejudicado as vendas, ressaltando como uma fina linha separa a beleza da natureza da sua face mais implacável.

Em Milwaukee, no estado de Wisconsin, as ruas continuam cobertas por um manto de neve, à beira do lago Michigan, agora repleto de blocos de gelo. As temperaturas glaciais são apontadas como mais uma consequência das mudanças climáticas, evidenciando os impactos cada vez mais tangíveis do desequilíbrio ambiental.

A explicação científica para esses extremos reside na alteração da corrente de vento ao redor do polo norte. As mudanças climáticas têm enfraquecido essa corrente, permitindo que o ar polar desça para o continente, desencadeando ondas de frio como as vivenciadas nos últimos dias.

No estado de Utah, um grupo de aventureiros em motos de neve se transformou em heróis ao resgatar um homem soterrado por uma avalanche. Em uma operação relâmpago, conseguiram retirá-lo da neve em apenas seis minutos, acendendo uma pequena fogueira para reverter a hipotermia que ameaçava sua vida.

Em Washington, a capital dos Estados Unidos, que não via acumulação significativa de neve há mais de 700 dias, ruas e monumentos se vestiram de branco. A Casa Branca, sede do governo, finalmente justificou seu nome, marcando um cenário raro na história recente.

No Michigan, uma cachorrinha chamada Ruby tornou-se uma heroína improvável ao salvar um homem de 65 anos que havia caído em um lago congelado. Equipada com um disco laranja para se destacar na neve, ela guiou os policiais até o local, contribuindo para o resgate bem-sucedido.

Em Nova York, apesar do sol brilhante, a sensação térmica é de -10ºC, alertando para a persistência do frio inclemente. No entanto, há uma luz no horizonte, pois na segunda-feira (22), uma onda de ar mais quente está prevista para modificar o tempo, trazendo consigo a esperança de temperaturas mais amenas e alívio para os afetados por essa onda de frio implacável.

Top News