Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/02/2024 as 9:00am

Projeto de lei bipartidário de refeições escolares pode reduzir a fome infantil em New Hampshire

Da redação A questão da fome infantil ganha destaque em New Hampshire com a aprovação...

Da redação

A questão da fome infantil ganha destaque em New Hampshire com a aprovação unânime, pelo Senado estadual, do Projeto de Lei 499, que visa expandir as refeições escolares públicas. Defensores como Tricia LaBelle, que trabalha há anos em cozinhas escolares na região de Portsmouth, testemunham as dificuldades enfrentadas por famílias que buscam refeições gratuitas ou com desconto para seus filhos. LaBelle compartilhou sua própria experiência ao se deparar com o formulário de solicitação de refeição pela primeira vez, sentindo a pressão da vergonha que muitos pais enfrentam ao preenchê-lo.

O projeto de lei, patrocinado pelas senadoras Becky Whitley e Denise Ricciardi, visa abordar essa questão de frente, tornando o café da manhã e o almoço disponíveis em todas as escolas do estado. Além disso, propõe medidas como o programa "café da manhã depois da campainha", que permite aos alunos tomar café entre as aulas, eliminando obstáculos logísticos que podem impedir alguns de obter uma refeição adequada.

A importância dessas iniciativas é ressaltada pelos números alarmantes revelados pela Pesquisa de Pulso Doméstico do Bureau do Censo dos EUA, que apontam que 44% das casas em New Hampshire relataram ter "alimentos insuficientes" até outubro de 2023, incluindo metade das casas com crianças.

Para muitos defensores, como Laura Milliken da New Hampshire Hunger Solutions, é crucial não apenas expandir o acesso às refeições escolares, mas também simplificar o processo de inscrição para os pais. No entanto, embora haja consenso sobre a necessidade de agir, o projeto de lei enfrenta obstáculos políticos, como a oposição de alguns legisladores republicanos a certas medidas, como a participação no programa "Medicaid Direct Certification".

O projeto de lei também busca melhorar a qualidade nutricional das refeições escolares e fornecer incentivos para que as escolas adotem políticas de bem-estar escolar que promovam hábitos alimentares saudáveis.

A história de Renee Berkley, voluntária em escolas de Alstead, destaca a urgência dessa questão. Ela aponta para estados vizinhos, como Maine e Massachusetts, que já oferecem refeições gratuitas para todos os alunos das escolas públicas, questionando qual mensagem New Hampshire está enviando aos seus residentes.

Com o apoio crescente de organizações de defesa e a aprovação unânime do Senado, o Projeto de Lei 499 é um passo importante na luta contra a fome infantil em New Hampshire. Resta agora ver como os legisladores lidarão com os desafios políticos e financeiros que se apresentam, enquanto o estado se esforça para garantir que todas as crianças tenham acesso a refeições nutritivas e adequadas.

Top News