Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/03/2024 as 10:00am

Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode concorrer às eleições

Da redação Em uma decisão histórica, a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou uma...

Da redação

Em uma decisão histórica, a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou uma decisão judicial que anteriormente havia removido Donald Trump das urnas nas primárias do Colorado. A controvérsia surgiu após ações relacionadas à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A decisão não se limita ao Colorado, mas estende-se a outros estados, garantindo assim a elegibilidade de Trump, que agora concorrerá como pré-candidato republicano.

Trump, que está disputando a indicação com a ex-embaixadora das Nações Unidas, Nikki Haley, viu sua posição fortalecida após a decisão da Suprema Corte. Haley, cuja candidatura já estava em desvantagem depois de perder primárias para o ex-presidente em outros estados, enfrenta agora um cenário ainda mais desafiador.

A reação de Trump não se fez esperar, comemorando a decisão como uma "grande vitória para a América!" em sua rede social, a Truth Social.

Os juízes da Suprema Corte tiveram que ponderar se o envolvimento de Trump no tumulto do Capitólio o desqualificaria para concorrer. A questão central era se Trump poderia ser incluído nas cédulas das primárias presidenciais republicanas no Colorado devido ao seu alegado papel no ataque.

A decisão da Suprema Corte do Colorado baseou-se na 14ª Emenda da Constituição, que proíbe qualquer pessoa que tenha participado de uma "insurreição ou rebelião" de ocupar cargos públicos. Esta emenda, ratificada após a Guerra Civil, teve como objetivo impedir que simpatizantes da Confederação escravista ocupassem cargos federais.

Embora a decisão tenha sido unânime para manter Trump nas urnas do Colorado, a votação foi dividida em outros estados, com uma maioria apertada de 5 a 4 a favor de ampliar o entendimento para além do Colorado.

Ainda que Trump enfrente múltiplos processos legais, incluindo multas milionárias e acusações de fraude, sua popularidade e influência política continuam a ser uma força a ser considerada. Sua candidatura permanece firme, apesar dos desafios legais que enfrenta, e ele continua sendo um potencial rival para o atual presidente, Joe Biden, nas eleições deste ano. Os processos em instâncias inferiores podem ameaçar sua candidatura, mas Trump está determinado a enfrentar esses desafios legais enquanto busca seu retorno à Casa Branca.

Top News