Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/03/2024 as 2:00pm

Prefeita de Somerville (MA) apresenta programa inovador de voucher para reduzir custos para famílias vulneráveis

da redação A prefeita Katjana Ballantyne anunciou o lançamento do Programa de Voucher...

da redação

A prefeita Katjana Ballantyne anunciou o lançamento do Programa de Voucher Habitacional Municipal do Escritório de Estabilidade Habitacional (OHS) da Cidade de Somerville, Massachusetts. Este programa tem como objetivo fornecer apoio habitacional local necessário para famílias historicamente negligenciadas pelos programas habitacionais federais e estaduais.

"A sabedoria convencional é que as famílias em necessidade de habitação estão caindo nas lacunas dos programas existentes. Nosso novo programa de voucher está aqui para ajudar as famílias de Somerville que mais precisam, garantindo moradias estáveis e locais para que possam continuar a prosperar em nossa comunidade", disse a prefeita Katjana Ballantyne.

O programa de vouchers habitacionais geralmente é gerido por programas estaduais e federais. No entanto, muitas famílias acabam não recebendo o suporte necessário ou recebem apenas um suporte mínimo. O programa de Somerville introduz uma nova alternativa, oferecendo vouchers no âmbito municipal para as famílias mais vulneráveis da comunidade.

Sob o Programa de Voucher Municipal de Somerville, os custos de aluguel e utilidades das famílias participantes serão limitados a 30% de sua renda, com o voucher cobrindo os custos restantes do aluguel, mesmo que a renda líquida da família seja zero. Além disso, o programa cobrirá integralmente o valor do aluguel remanescente e o depósito de segurança.

O programa visa ajudar domicílios que gastam pelo menos metade de sua renda com aluguel e utilidades, mas que são inelegíveis ou pouco atendidos pelos programas habitacionais federais ou estaduais, ou que enfrentam despejo ou superlotação severa. As famílias com crianças matriculadas nas escolas públicas de Somerville ou em programas de creche locais foram priorizadas.

Para a seleção dos candidatos, foi realizado um esforço colaborativo envolvendo as Escolas Públicas de Somerville, a Community Action Agency of Somerville, a Somerville Homeless Coalition, o Escritório de Assuntos de Imigrantes de Somerville e o Escritório de Estabilidade Habitacional. No total, 27 famílias foram selecionadas por meio de um sistema de loteria interno, e o OHS espera aumentar esse número para 30.

O programa conta com incentivos para os proprietários participantes, incluindo um mês de aluguel como pagamento de incentivo, o depósito de segurança e financiamento para reparos nas propriedades.

As famílias beneficiárias receberão apoio para recertificar sua elegibilidade anualmente, garantindo que possam continuar a receber assistência habitacional. Ao contrário da maioria dos programas de subsídio habitacional, o aluguel dos inquilinos não aumentará entre as recertificações anuais, permitindo que se beneficiem totalmente de aumentos em sua renda.

O programa, financiado pelo American Rescue Plan Act (ARPA) até dezembro de 2024, recebeu compromissos do Fundo de Confiança para Habitação Acessível e da Cidade para sustentar as operações até o ano civil de 2026. A cidade contribuiu com US$ 1,8 milhão, igualado pelo Fundo, com fundos alocados através de caixa livre.

Proprietários interessados em participar do programa ou obter mais informações podem entrar em contato com Ellen Shachter, Diretora do Escritório de Estabilidade Habitacional, por e-mail (eshachter@somervillema.gov) ou telefone ((617) 625-6600 Ramal 2580).

Top News