Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/02/2012 as 12:00am

Autor de denúncias contra pastores e políticos, Devair Lucas é preso e pode ser deportado

"Se o deportarem, ele será morto assim que pisar no Brasil" afirma amigo de Devair Lucas, que está sob custódia do ICE

Autor de livros com relatos pessoais e denúncias de episódios de tortura, humilhação  e perseguição ocorridos em Minas Gerais envolvendo pastores evangélicos e políticos, o brasileiro Devair Lucas, 51 anos, foi preso no último dia 4 de Fevereiro, em Marlborough - MA acusado de falsidade ideológica e por ter duas ordens de prisão expedidas.

Segundo um amigo pessoal do mineiro, que preferiu não se identificar, Devair visitou diversas cidades da região Metrowest no dia 4, com o objetivo de entregar aos prefeitos da região cartas-denúncia sobre pastores e brasileiros da região.  Ao apresentar o documento na prefeitura de Marlborough, um funcionário do local desconfiou do conteúdo da carta, e chamou a polícia para o brasileiro.  Após realizarem uma checagem criminal e conferir os documentos de Devair, os policiais deram voz de prisão ao mineiro, afirmando que ele teria falhado em responder à acusações por dirigir sem habilitação válida anos atrás. Levado para uma prisão na cidade de Westborough – MA, Devair foi em seguida colocado sob custódia do ICE, uma vez que ele ainda não é cidadão norte-americano, possuindo apenas o Green Card.

Ao ser notificado, o ICE constatou que o brasileiro teria utilizado um nome falso durante aplicação para o seu processo de anistia, Lucas Teodoro Lima, nome esse que Devair utilizou para entrar no país. Segundo registro de seus documentos no Brasil, ele se chamaria apenas Devair Lucas. Após constatada a fraude, ele foi encaminhado para a penitenciária de Plymouth, onde segue preso até o presente momento.  “ O advogado de defesa está tentando provar que ele teve que realizar esse procedimento para poder sair do Brasil com segurança e não ser identificado pelos seus inimigos. Como ele estava envolvido em escândalos com pessoas influentes, políticos e autoridades federais, ele decidiu não usar o nome verdadeiro para evitar ser pego pelos mesmos “ afirma o amigo de Devair, que acompanha a trajetória do mineiro desde a sua chegada nos EUA. “Ele conseguiu a anistia justamente pelo risco à sua vida e pelos diversos episódios de tortura os quais foi vítima. Se ele for deportado, ele vai morrer assim que pisar no Brasil, os EUA não podem permitir isso” completa.

Após chegar aos EUA e conseguir asilo no país por conta de muitos episódios de tortura e tentativas de assassinato no Brasil, Devair Lucas nunca descansou na perseguição aos seus desafetos, afirmando que ‘nunca iria parar até colocar atrás das grades os responsáveis pela sua saída do Brasil’, conforme disse ele ao BT em entrevista ocorrida no ano passado.  Com a sua prisão, o seu processo volta a entrar em análise, e ele encontra mais um problema para ser inocentado das acusações. “O seu advogado de defesa afirma que não poderá levar o processo à frente por não ter experiência suficiente em casos de asilo por tortura, e em breve, Devair dependerá de outro advogado para a sua defesa” afirma o amigo do brasileiro.

Uma data para uma pré-audiência do caso ainda não tinha sido definida até o fechamento dessa edição.

 História que rendeu livro, documentário e website

Com um projeto envolvendo livros, um documentário e um website de denúncia,  chamados ‘A Hora da Verdade’ , Devair criou polêmica na comunidade ao realizar diversas denúncias contra políticos, pastores evangélicos e autoridades que ele responsabilizava pelos casos de tortura e perseguição ocorridos na sua vida. Depois de conseguir proteção nos Estados Unidos, Devair iniciou um trabalho de denúncias com o objetivo único de mostrar a cara de seus perseguidores e relatar para a comunidade quem realmente é cada um dos envolvidos. Para isso ele escreveu um livro em 2008, detalhando todas as ações praticadas pelo grupo, com provas e documentos oficiais para cada acusação. Outra iniciativa do mineiro foi abrir um site intitulado “A Hora da Verdade” onde tem postava diariamente publicações em jornais, vídeos e outras denúncias contra seus desafetos.

O site www.ahoradaverdade.com tem até mesmo vídeos de Devair, quando ele foi testemunha contra a tentativa de desmascarar e prender a quadrilha em questão. “Minha intenção é mostrar quem são estas pessoas, pois foram elas que motivaram a minha saída do país que tanto amo” disse, em entrevista ao BT em julho do ano passado.

Natural de Governador Valadares, o mineiro Devair tem uma história de vida marcada por muitos dramas. Em 1995, na época ainda um empresário do ramo de imóveis, ele comprou uma fazenda do deputado federal de Minas Gerais, com o intuito de lançar o seu próximo empreendimento imobiliário. “Mas ele vendeu a mesma fazenda para outra pessoa e falsificou a minha assinatura para justificar uma quebra contratual”, explicou Devair para a reportagem do BT. Com o intuito de denunciar o golpe, Devair distribuiu 260 mil cartas relatando a sua história. A retaliação veio com muitas ameaças, seguidas de espancamentos e culminando até numa tentativa de assassinato que deixou uma bala alojada na cabeça do mineiro. Desesperado, ele imigrou para os EUA na tentativa de sobreviver.

Fonte: (da redação)

Top News