Publicado em 4/05/2015 as 12:00am

Imigração prende falsificador de passaporte

Gilder Gustavo Garcia Cuyuch, de 25 anos, pode ser condenado a até 10 anos de detenção em seu país de origem, caso seja considerado culpado

Agentes do Departamento de Imigração (ICE) e da filial do Departamento de Investigações de Segurança interna (HSI) na Guatemala prenderam Gilder Gustavo Garcia Cuyuch, de 25 anos, suspeito de liderar uma quadrilha especializada na falsificação de passaportes. A prisão ocorreu na quarta-feira (8), em decorrência de uma investigação envolvendo as autoridades americanas e guatemaltecas, segundo o site do ICE.

Gilder foi detido depois da emissão de 4 mandados de prisão em três residências e numa agência de viagens. Ele operava o esquema de passaportes falsos na cidade de Quetzaltenango. Os detetives encontraram aproximadamente 400 documentos falsos, além de computadores e impressoras utilizados na confecção dos passaportes.

A investigação foi iniciada há quase 2 meses, depois que as autoridades interceptaram um indivíduo que planejava viajar aos Estados Unidos com um passaporte adulterado. A partir daí, as autoridades começaram a rastrear a origem do documento.

O réu pode ser condenado a até 10 anos de detenção em seu país de origem, caso seja considerado culpado.

“Este caso serve como exemplo ideal da tremenda relação bilateral entre os Estados Unidos e Guatemala”, disse Angel Ortiz, do HSI. “Nós estamos comprometidos a proteger a integridade do sistema migratório em ambos os lados da fronteira. A nossa mensagem aos criminosos: Nós estamos aqui, estamos unidos e vamos pará-lo”.

Através de suas operações internacionais, o HSI possui filiais em 46 países espalhados no mundo. Os agentes especiais do órgão trabalham em sintonia com as autoridades estrangeiras através de uma rede robusta e especializada, conhecida como Unidades Transnacionais de Investigações Criminais. Além disso, o HSI convida profissionais dos países aliados aos EUA para treinarem no centro especializado na cidade de Glynco (GA). (fonte: Brazilian Voice)

Fonte: Brazilian Voice