Publicado em 26/05/2016 as 2:51pm

Obama critica 'ignorância' de Trump em assuntos internacionais

Obama criticou proposta apresentadas pelo pré-candidato republicano. Presidente americano fez as declarações no Japão, antes da cúpula do G7.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou nesta quinta-feira (26) "a ignorância em assuntos internacionais" do provável candidato republicano à Casa Branca em 2017, o magnata Donald Trump.

"Muitas das propostas que apresentou demonstra ou uma ignorância dos assuntos internacionais ou uma atitude de desdém", declarou Obama à margem da cúpula do G7 no Japão.

Obama reconheceu que as eleições presidenciais americanas estão sendo acompanhadas "bem de perto" no exterior, e que o mundo vê com "surpresa" que Trump aspire à Casa Branca.

Sobreviventes
Ao menos três sobreviventes japoneses da bomba atômica participarão nesta sexta-feira (27), em Hiroshima, da cerimônia na qual o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizará uma oferenda de flores em homenagem às vítimas do ataque de 1945.

Os sobreviventes são Sunao Tsuboi, de 91 anos, e Mikiso Iwasa, de 87, ambos vítimas do ataque em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, e Terumi Tanaka, de 84, estava em Nagasaki quando a segunda bomba atômica foi lançada sobre essa cidade pelas tropas dos EUA.

Obama participará na sexta-feira de uma breve cerimônia junto com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, diante do cenotáfio que lembra as vítimas do ataque nuclear no Parque da Paz, que foi construído em uma área arrasada pela bomba.

Coreia do Norte
O presidente dos Estados Unidos também afirmou nesta quinta-feira que a Coreia do Norte "continua sendo uma ameaça a médio prazo" e uma "grande preocupação" para a comunidade internacional.

"Não vimos os progressos que quereríamos ver quanto a esforços para parar o programa nuclear norte-coreano", afirmou Obama, em pronunciamento aos veículos de imprensa no parque natural de Ise-Shima (centro do Japão), onde é realizada a cúpula.

Fonte: http://g1.globo.com

Top News