Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/12/2020 as 10:00am

Documentário da Investigation Discovery conta história de brasileiros que mataram família em Nebraska

"Ice Cold Killer", da Investigation Discovery, é uma série de documentários que conta...

Documentário da Investigation Discovery conta história de brasileiros que mataram família em Nebraska Dois acusados cumprem pena e Elias foi deportado antes de ser julgado

"Ice Cold Killer", da Investigation Discovery, é uma série de documentários que conta histórias de crimes reais ocorridos em terras áridas e frias. O episódio 8 da 5ª temporada, intitulado ‘Pesadelo de inverno’, conta a história de uma família brasileira em Omaha, Nebraska, que desaparece de sua residência.

Uma investigação mais aprofundada revela que a família foi morta a sangue frio. A história já foi relatada pelo jornal Brazilian Times na época do crime. O documentário mostra que três amigos brasileiros, José Oliveira Coutinho, Valdeir Gonçalves Santos e Elias Lourenço Batista, assassinaram Vanderlei Szczepanik, sua esposa, Jacqueline, e o filho Christopher.

A chocante revelação veio à tona após investigação implacável e uma busca ardente por justiça por Tatiane Costa Klein, a filha adulta de Jacqueline, que residia no Brasil naquela época do crime. “Decidimos dar seguimento a esta história e foi isso que descobrimos de Oliveira Coutinho e dos seus cúmplices”, diz o documentário.

 

Quem é José Oliveira Coutinho?

José Oliveira Coutinho é um brasileiro que morava em Omaha, Nebraska, e trabalhava para a família de Vanderlei Szczepanik, o qual havia recebido o contrato para converter uma velha escola em um Centro da Igreja Assembleia de Deus.

Pregador da Palavra de Deus, Vanderlei contratou Coutinho, um imigrante indocumentado, para a construção. A partir do depoimento de João de Brito, amigo da família e administrador da escola, Coutinho era como um braço direito para Vanderlei, ajudando-o também no dia a dia.

Devido a uma discussão, Coutinho foi despedido por Vanderlei, mas posteriormente recontratado com um salário mais baixo. Humilhado e furioso com isso, ele planejou vingança e convenceu seus conterrâneos, Valdeir Gonçalves Santos e Elias Lourenco Batista, que cresceram na mesma cidade que ele, para ajuda com o seu plano. Em uma noite fria de dezembro, eles cometeram o assassinato.

Inicialmente, Coutinho e os outros dois não puderam ser acusados ​​de homicídio por falta de provas.

O detetive de homicídios do Departamento de Polícia de Omaha, Chris Spencer, prendeu Valdeir sob a acusação de assassinato com base na declaração de sua esposa. Ele teria mencionado para ela detalhes sangrentos de sua intenção de matar a família Szczepanik. O detetive suspeitou que o ato poderia ter se materializado na ponte South Omaha.

Valdeir declarou-se culpado no final do julgamento e decidiu testemunhar contra seus companheiros criminosos. Seguindo as pistas fornecidas pelo acusado, os investigadores encontraram o corpo de Christopher no rio Missouri após uma descoberta casual, em outubro de 2011.

A descoberta impulsionou o caso, pois até então Coutinho e Lourenço não podiam ser processados por homicídio em primeiro grau por falta de provas concretas e pelo fato dos corpos estarem desaparecidos.

Neste ponto da investigação, Lourenço já havia sido deportado para o Brasil.

 

Onde está Coutinho?

José Oliveira Coutinho encontra-se atualmente no Instituto Correcional Tecumseh, em Nebraska, cumprindo pena de prisão perpétua. Valdeir está preso no Instituto Correcional de Omaha, cumprindo pena de 20 anos de prisão. O Procurador do Condado de Douglas, Don Kleine, queria um veredicto mais duro, mas desistiu após a carta de Tatiane enviada aos juízes citando sua descrença na pena de morte.

Em outubro de 2019, o Supremo Tribunal de Nebraska negou um recurso pós-condenação a Coutinho, mantendo a decisão do tribunal de primeira instância sem qualquer procedimento probatório. As autoridades concluíram que Valdeir era o "líder do trio" e culpado pelo crime hediondo. Tatiane Klein agora reside na Flórida com a família e está feliz com as condenações obtidas para Coutinho e Valdeir.

Quanto a Lourenço, ela quer que ele seja extraditado do Brasil para a América e julgado em pelo crime.

Fonte: Da redação

Top News