Publicado em 29/01/2008 as 12:00am

A esperança do imigrante

MacCain vence na Flórida e se fortalece do lado repúblicano

 

O senador John McCain é o vencedor das primárias republicanas da Flórida, realizadas nesta terça-feira, segundo proje-ções da rede de TV CNN. Ele foi declarado vencedor às 22:00, quando 77% dos votos já haviam sido apu-rados. Ele somou 36%, con-tra 31% de Mitt Romney.

Nas pesquisas de opinião, McCain já era o fa-vorito, mas tinha uma van-tagem muito pequena sobre Romney, que terminava em empate técnico. Se a proje-ção se confirmar, McCain vai se firmar como líder da disputa entre os republica-nos.

Em terceira posi-ção está Rudy Giuliani, com 15% dos votos apurados, se-guido de Mike Huckabee (14%).

Entre os democra-tas, Hillary Clinton somava 50% dos votos, contra 32% de Barack Obama. Mas, pa-ra o partido, a disputa na Flórida não deverá ter mui-to impacto, já que o Estado perdeu seus delegados de-pois de ser punido por di-vergências na data de reali-zação da eleição. Hillary pe-diu que a decisão fosse anu-lada.

O Partido Republi-cano também puniu o Esta-do, mas retirou apenas me-tade dos 114 delegados pre-vistos anteriormente.

A economia foi o tema de maior influência na decisão dos eleitores da Fló-rida, segundo pesquisas. Entre os republicanos, 47% apontaram o assunto como o mais importante, e 55% dos eleitores democratas fi-zeram o mesmo.

A vitória de Mac-Cain pode ser "uma luz no fim do túnel", pois ele é um republicano que defende a presença dos imigrantes nos Estados Unidos.

Caso ele venha ser confirmado como candida-to, "pode-se fazer uma comemoração", pois tanto de um lado quanto do outro haverá presidenciáveis abertos à negociações e favorável à uma "reforma migratória".

Fonte: (uol.com.br)