Publicado em 4/02/2008 as 12:00am

Obama apoia Driver´s license para imigrantes

Ele fez a afirmação durante um debate promovido pela CNN, na quinta-feira (31)

Da redação

Os senadores Barack Obama e Hillary Clinton, os dois principais candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, estão em comum acordo sobre diversos pontos relacionados à imigração ilegal neste país, exceto na questão de liberação da carteira de habilitação.

Na quinta-feira (31), os dois participaram de um debate promovido pela CNN, uma das maiores emissoras de televisão do país.

Durante o debate, Obama afirmou categoricamente que é a favor da driver´s license para imigrantes ilegais e que existe extrema necessidade de que uma ampla lei migratória seja aprovada pelo Congresso, "dando direito de cidadania para os estrangeiros indocumentados".

Ele, explicando sua opinião favorável à carteira, disse que "as pessoas não vêm para os EUA para dirigir e sim em busca de trabalhar. Eles estão contribuindo com o desenvolvimento deste país e possuem fundamental importância para a economia. Dar direito à eles para dirigir é assegurar melhor rendimento no trabalho e conseqüentemente um impulso no crescimento de nossa nação".

Já a senadora Clinton disse que não acha apropriado que seja liberada uma carteira de habilitação para pessoas que estejam vivendo ilegal no país. O depoimento pode dar um rumo diferente em sua campanha, pois algumas entidades defensoras de imigrantes e que tinham como meta apoiá-la, estão mudando de lado.

Ela já havia sido favorável ao apoio de uma driver´s license para imigrantes mas mudou radicalmente sua opinião depois de algumas pressões durante outros debates.

 

Legenda

Obama e Hillary: "concordamos em tudo menos sobre driver´s license".

Fonte: (braziliantimes.com)